Dispositivo sensorial poderia recarregar smartphones com a energia dos movimentos

de Redação Jornal Ciência 0

Se você possui um smartphone, sem dúvida você está familiarizado com o ritual de carregá-lo durante a noite para que ele consiga ter carga suficiente, pelo menos para metade do dia seguinte.

A maioria dos dispositivos pessoais eletrônicos precisam de cargas regulares para mantê-los em funcionamento, mas uma nova tecnologia pode, finalmente, reduzir a nossa dependência de tomadas de parede.

A empresa StretchSense, da Nova Zelândia, anunciou que está trabalhando em um novo tipo de sensor de colheita de energia, dobrável e flexível. O dono da StretchSense, Ben O’Brien, revelou o dispositivo em 2015 na Wearable Technologies Conference, nos EUA. Os novos sensores foram patenteados e concluíram a fase de testes acadêmicos. Agora, a empresa está em negociações com mais de 100 clientes para explicar sobre como eles poderiam ser usados ​​em produtos reais.

Neste momento, não há nenhuma data prevista de quando nós poderemos tirar proveito desta nova tecnologia de sensor, e um lançamento comercial ainda pode estar um pouco distante. “Nosso objetivo desde o primeiro dia foi desenvolver uma tecnologia que serve a um propósito simples: captação de energia a partir do movimento humano“, disse O’Brien. “Através do nosso trabalho com a Universidade de Auckland, conseguimos criar uma solução adequada com preço compacto que deve ser comercializado em um futuro próximo”.

A empresa lista acompanhamento médico, roupas esportivas e até mesmo carros conectados como casos potenciais de uso para sua tecnologia. A curvatura e os sensores de pressão podem medir, por exemplo, como as forças do movimento estão afetando pessoas dentro de um veículo.

Em última análise, é possível até recarregar seu smartphone. A tecnologia pretende ficar menor, mais leve e mais barata nos próximos anos, abrindo novas possibilidades para projeção e desenvolvimento de dispositivos e aparelhos.

[ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência