Conheça a terrível situação em que pacientes sabem o que está acontecendo durante a cirurgia, mas não conseguem se mover

de Otto Valverde 0

Ter a consciência do que acontece durante uma cirurgia mas não se movimentar ou falar pode acontecer.

Estimava-se que o caso, chamado de “consciência anestésica”, acontecia em um a cada quinhentos pacientes que se submetiam à anestesia, mas agora as estimativas melhoraram, sendo um em quinze mil.

A cirurgia em si já é assustadora, mas a ideia de que o anestésico possa não funcionar em sua totalidade – fazendo o paciente acordar parcialmente, paralisado e incapaz de se comunicar, mesmo consciente – pode causar arrepios.

Essa é, basicamente, a essência dos pesadelos. A mente e a consciência humana não são tão bem compreendidas e os médicos ainda não conseguiram descobrir como isso acontece, suas causas e consequências.

Quando os relatórios sobre o fenômeno começaram a ser feitos, descobriu-se que 1 em cada 500 pacientes poderia ficar consciente durante uma cirurgia. Com cerca de três milhões de pessoas anestesiadas anualmente apenas no Reino Unido – local onde a pesquisa foi feita – muitas pessoas vivenciaram a experiência.

Estudos mais recentes sugerem que hoje o cenário mudou. O British Journal of Anaesthesia publicou que apenas cerca de 1 em cada 15.000 pessoas teve momentos de consciência durante a cirurgia. Esses episódios, em geral, não eram dolorosos e foram, em sua maior parte, muito breves, geralmente no início ou no fim do procedimento cirúrgico.

Embora comparado com o sono, o efeito do anestésico tem pouco a ver com o que está acontecendo em nosso cérebro quando estamos dormindo. Anestésicos deprimem todo o sistema nervoso, mas o cérebro ainda está ativo quando estamos dormindo.

Não é assim com anestésicos, pois tudo fica mais lento e menos oxigênio é utilizado, sem grande compreensão médica. Em uma escala de 0 a 100 (em que 0 seria clinicamente morto e 100 totalmente desperto), os pacientes anestesiados estariam entre 45 e 60.Um caso famoso é o de Carol Weiher, que estava consciente durante uma operação de 5,5 horas para remover seu olho direito. Quando os efeitos dos anestésicos e relaxantes musculares finalmente passaram, ela acordou gritando. Então, o que acontece com as pessoas que acordam durante sua cirurgia?

A maioria descreve ser capaz de ouvir pessoas falando, reconhecer uma música tocando e ouvir o tilintar do equipamento cirúrgico. Às vezes, eles descrevem pressão no corpo, mas não dor. Eles podem ouvir os sons que seus órgãos estão fazendo e sentir as mãos cutucando eles. Além disso, seria possível ter a consciência de que ninguém mais sabia que eles estavam acordados.

Estudos de acompanhamento feitos com aqueles que ficaram conscientes durante uma cirurgia descobriram que cerca de metade das pessoas que tinham tido a experiência, sentiu uma espécie muito definida de angústia no momento, e 41% manteve a angústia a longo prazo.

Os efeitos psicológicos seriam frutos da experiência. Esses efeitos foram descritos como uma reação de estresse pós-traumático, podendo durar de alguns meses para o resto das suas vidas.

Apenas cerca de 85% das pessoas relatam as suas experiências após a cirurgia, e, agora, organizações médicas estão atentas à necessidade de cuidados pós-cirúrgicos àqueles que acordaram durante suas cirurgias, para ajudá-los a encontrar uma maneira de lidar com a terrível experiência.

FonteKnowledgenuts / Science Daily Foto: Reprodução / Knowledgenuts

Jornal Ciência