Conheça a tendência da bichectomia, cirurgia plástica para redução de bochechas

de Redação Jornal Ciência 0

Uma cirurgia conhecida como bichectomia virou a nova febre dentre mulheres e homens, e consiste na redução da massa gordurosa presente nas bochechas.

O nome bichectomia foi dado porque a gordura excessiva é denominada de “bola de Bichat”, e tende a aumentar com ganhos de peso.

Geralmente, pessoas que procuram pela cirurgia, sentem-se infantis pelo formato arredondado de seu rosto e pretendem reduzir a massa, ou então modelos que pretendem afinar o rosto para questões estéticas do mercado da moda. As atrizes Angelina Jolie e Megan Fox já realizaram o procedimento para terem o rosto afinado.

bichectomia_01

Considerada simples, a cirurgia leva de 40 a 60 minutos e o paciente deixa o hospital ou o consultório no mesmo dia. Ela é realizada com anestesia local e sedação, com duas incisões dentro da boca em torno de 1 cm cada, onde as bolas de gordura puxadas até a total extração.

Em no máximo 5 dias, a recuperação está completa. Apesar de fazer muito sucesso nos EUA há anos, o procedimento chegou ao Brasil há alguns anos, mas tornou-se febre em diversas clínicas onde não só médicos podem realizar a cirurgia, mas também dentistas. 

A bichectomia exige exames pré-operatórios e, apesar de simples, também implica em riscos. A área do rosto é delicada, principalmente pela grande existência de nervos e canais salivares. Um simples corte acidental pode causar paralisia facial ou lesionar o ducto parotídeo, onde sai a saliva, deixando a boca permanentemente seca.

O principal cuidado da cirurgia é tentar não causar danos aos nervos faciais, para não ocorrer parestesia – que é quando sente-se dormência constante em uma região, além de frio, calor, formigamento, agulhadas, adormecimento e pressão.

bichectomia_02

A recomendação é que, caso queira de fato fazer o procedimento, procure por um cirurgião experiente e habilitado. Hoje existem cursos de pós-graduação que especializam o profissional neste tipo específico de procedimento. 

[ Fonte: Diário de Biologia ]

[ Fotos: Reprodução / Arquivo Pessoal ]

Jornal Ciência