Conheça a história da jornalista que cometeu suicídio ao vivo

de Merelyn Cerqueira 0

O caso aconteceu em 15 de julho de 1974 no canal WXLT-TV Channel 40, uma afiliada da ABC em Sarasota, na Flórida. Christine Chubbuck, era apresentadora do talk show matutino Suncoast Digest e tinha 29 anos quando cometeu suicídio ao vivo diante das câmeras.

O talk show era transmitido diariamente a partir das 9 da manhã. No dia de sua morte ela começou o programa normalmente, relatando três acontecimentos nacionais, sendo o último deles, um tiroteio em um restaurante local. Após 8 minutos no ar, ela virou os papeis que estavam em sua mão e disse:

“Seguindo a política do Canal 40 de brindar seus telespectadores com as últimas notícias de sangue e vísceras a cores, vocês estão prestes a ver outra notícia em primeira mão: uma tentativa de suicídio”. 

Com isso, ela sacou uma arma, colocou na cabeça e puxou o gatilho. Seu corpo caiu para frente e a transmissão foi cortada nesse instante. A princípio, a equipe do programa achou que tudo não passava de uma brincadeira. No entanto, ao verem que a jornalista não se levantava, eles a levaram às pressas para o hospital. A morte de Christine foi anunciada 14 horas depois.

Investigações e entrevistas realizadas após a morte da apresentadora evidenciaram tendências suicidas – ela já havia tentado se matar por overdose de medicamentos em 1970 – e um quadro de depressão. Além disso, antes de morrer, ela começou a investigar métodos de suicídio e contou para o editor do programa que havia comprado uma arma. À época de sua morte, rumores sobre o verdadeiro motivo de seu suicídio foram surgindo, sendo um deles o fato de que ela estava prestes a fazer 30 anos e ainda não tinha se casado, e de não ter uma vida social muito ativa.

Christine-Chubbuck-jornalista-que-cometeu-suicidio-ao-vivo_01

As fitas com a gravação do programa ficavam na emissora, mas foram confiscadas pela polícia, e, aparentemente, nenhum telespectador conseguiu gravar a cena. Mais de 40 anos depois de seu suicídio, dois filmes foram feitos sobre a sua vida (Boulevard of Broken Dreams e Christine). Apesar do vídeo de sua morte ter desaparecido por completo, muitas pessoas que assistiam o programa se lembram do ocorrido.

[ BBC / Vulture / All Day ] [ Foto: Reprodução / All Day ]

Jornal Ciência