Cientistas ficam chocados após descobrirem nova espécie de eucarionte sem mitocôndrias

de Merelyn Cerqueira 0

Durante muito tempo, acreditava-se que todos os seres eucariontes –  organismos mais complexos nos quais o DNA está dentro de “um núcleo bem definido” e que englobam quase toda a vida que podemos ver – possuíam mitocôndrias.

As mitocôndrias são conhecidas como “casas de força” da célula. Essas pequenas subunidades imersas no citoplasma, fornecem energia para todas as atividades celulares. Contudo, agora, há de se entender que elas podem não ser tão essenciais quanto à Biologia nos descreveu. Isso porque, um estudo publicado pela Current Biology, descreveu a descoberta do primeiro eucarionte que não possui mitocôndrias.

Outros eucariotas já tinham sido candidatos anteriores a esse título – como o micróbio Giardia intestinalis, que vive no intestino. Porém, investigações suplementares descobriram que ele simplesmente continha mitocôndrias reduzidas e difíceis de observar. Depois de verificar um outro candidato, relacionado aos Monocercomonoides – isolado a partir de uma amostra obtida do intestino de uma chinchila – os pesquisadores, através de uma análise genética que procuravam por genes mitocondriais, não acharam vestígios de organelas.

Em ambientes de baixo oxigênio, eucariotas possuem, muitas das vezes, uma forma reduzida de mitocôndrias. Acredita-se que algumas das funções mitocondriais são tão essenciais para as organelas celulares que são indispensáveis ​​para a sua vida”, explica Anna Karnkowska, coautora do estudo. “Temos caracterizado ele como um micróbio eucariótico, mas na verdade ele não possui mitocôndrias”.

No entanto, eles também enfrentam outro problema. Porque as mitocôndrias fornecem energia à célula, elas também proporcionam aglomerados vitais de ferro e enxofre – que são necessários por várias proteínas. Dessa forma, ao que tudo indica, parece que o micróbio relacionado aos Monocercomonoides tem pego “emprestado” genes de bactérias para que eles possam cumprir um mecanismo semelhante ao normalmente encontrado na mitocôndria.

De qualquer forma, conforme relatou a IFLS, é bem provável que os livros didáticos precisem ser reescritos. Isso porque os pesquisadores suspeitam que, provavelmente, existam outros micróbios sem esta organela. “Este organismo surpreendente é um exemplo notável de que uma célula se recusa a aderir ao padrão celular. Nós acreditamos que possam haver muitos outros exemplos semelhantes e escondidos no mundo dos eucariontes microbianos, os protistas”, disse Karnkowska.

[ IFL Science ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência