Cientistas descobrem o motivo pelo qual o câncer de mama volta a atacar após vários anos de “cura”

de Merelyn Cerqueira 0

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, com quase dois milhões de novos casos registrados por ano em todo mundo, de acordo com o Mail Online.

Nos tratamentos, as células permanecem dormentes, podendo ‘despertar’ a qualquer momento, motivo pelo qual a cura quase nunca é efetiva. No entanto, agora, os cientistas descobriram uma maneira de ‘desligar’ os sinais que fazem essas células de dividirem e, eventualmente, matá-las.

Esse processo, considerado o ‘calcanhar de Aquiles’ do câncer de mama, leva a esperança de uma cura definitiva, já que a doença pode retornar mesmo muitos anos após o tratamento. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça e publicada pela revista Nature Communications.

De acordo com os pesquisadores, muitas formas invasivas de câncer de mama têm grandes quantidades do gene HER2 – receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano – em sua superfície, o que leva ao crescimento descontrolado das células cancerosas. Trata-se de um tipo de proteína presente em todas as células humanas, mas em certos tipos de câncer, os níveis são excepcionalmente elevados.

Essa descoberta, de acordo com o professor Dr, Andreas Pückthun, pode levar a novos tratamentos promissores. “Agora que nós identificamos o ‘calcanhar de Aquiles’ das células cancerosas HER2-positivo, novas oportunidades estão se abrindo para o tratamento de tipos de tumores invasivos, como o do câncer de mama, de forma mais eficaz no futuro”, disse ele.

Os níveis elevados são encontrados em cerca de um em cada cinco cânceres de mama e de estômago. Medicamentos como Herceptin e Perjeta, são capazes de reconhecer o receptor, mas não de matar as células. Em vez disso, elas são ‘adormecidas’, dando a aparência de cura, mas, podem se tornar novamente ativas a qualquer momento. Isso acontece porque o HER2 utiliza várias vias de sinalização ao mesmo tempo, informando as células para crescerem e se dividirem.

O método novo consistem em desligar todos esses sinais, usando um composto de proteína que se liga ao gene e muda a sua estrutura. Por impedir que qualquer sinal seja transmitido para o interior da célula, ela eventualmente, acaba morrendo.

O ingrediente ativo, o qual compreende vários DARPins (Proteínas Projetadas de Repetição de Anquirina), também é fácil de ser produzido. Dessa forma, uma substância semelhante está sendo desenvolvida pelos cientistas para ser testada no futuro.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência