Cientistas criam “conexão” de internet que bateu todos os recordes de velocidade!

de Bruno Rizzato 0

Um novo recorde para a mais rápida taxa de transmissão de dados já feita entre um transmissor e um receptor foi definido por pesquisadores no Reino Unido, que registraram uma taxa de 1,125 terabits por segundo, utilizando um sistema de comunicações ópticas.

Para efeito de comparação, isto é quase 50 mil vezes maior do que a velocidade média de uma conexão de banda larga no Reino Unido de 24 megabits por segundo (Mb/s), que é a velocidade atual definição por ‘superbanda larga’”, disse Robert Maher, um dos pesquisadores, da University College London. O exemplo utilizado pelo pesquisador é que seria possível baixar todos os episódios da série Game of Thrones em alta definição, em apenas 1 segundo!

Os sistemas de comunicações ópticas permitem a transmissão super-rápida de dados através do envio de impulsos de luz através de uma fibra óptica, em vez de usar uma corrente elétrica para transferir informações. No nível mais básico envolve um transmissor, assim como um diodo semicondutor de luz, que converte e transmite um sinal eletrônico para um sinal de luz, e um receptor, que converte a luz em eletricidade.

Maher e seus colegas configuraram o novo sistema combinando diferentes canais através dos 15 que enviavam os dados, com cada um transportando um sinal óptico de um comprimento de onda diferente. Assim que a informação chega ao seu destino, eles são combinados e alimentados em um único receptor óptico com largura superalta de banda para processamento. A equipe fez com estes 15 canais virassem um “supercanal”, batendo o recorde de velocidade. “Usando super-receptores de banda larga nos permite receber um supercanal inteiro de uma vez. Os supercanais estão se tornando cada vez mais importantes para os sistemas de comunicações ópticas de núcleo, que transferem dados em massa entre grandes cidades, países ou até mesmo continentes”, explicou Maher.

Porém, a utilização de um único receptor faz com que os níveis de desempenho de cada subcanal óptico fossem variados. “Por isso tivemos que otimizar tanto o formato de modulação quanto a taxa de código de cada canal óptico, individualmente, para maximizar a taxa de dados de informação líquida. Esta última análise resultou na maior taxa já registrada de informações através de um único receptor”, acrescentou o pesquisador.

Os detalhes foram publicados em relatórios científicos. Este componente crucial, chamado de supercanal, ainda não está disponível comercialmente. Por isso, Maher e sua equipe querem que o novo sistema seja financiado e aceito por empresas de telefonia e internet. Isso não será fácil, pois os sinais ópticos podem ficar distorcidos com longas distâncias de fibras ópticas.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência