Cidade na Rússia registra temperaturas de -67 °C e deixa o mundo perplexo!

de Merelyn Cerqueira 0

A remota região de Yakutia, na Rússia, uma das mais frias do mundo, experimentou temperaturas de -67 graus Celsius na última terça-feira (16).

Em imagens que circularam nas redes sociais era possível ver o rosto de pessoas com os cílios congelados é até mesmo um vídeo de uma xícara de água fervente se solidificando após ser lançada de uma janela.

russia-cold-weather-fran

Os residentes em Yakutia estão acostumados com tais condições de congelamento, tanto que os estudantes frequentam as escolas até mesmo quando as temperaturas estão em -40° graus Celsius.

No entanto, o resfriamento brusco do último dia 16 resultou no cancelamento das aulas em toda a região, de modo que os pais foram orientados a manter as crianças dentro de casa.

Durante o fim de semana, dois homens morreram na região quando tentaram caminhar até uma fazenda próxima depois que seu carro havia quebrado. Três outros, que estavam com eles no momento, sobreviveram por estarem usando roupas mais quentes.

No vilarejo de Oymyakon, um dos lugares habitados mais frios da Terra, os meios de comunicação estatais mostraram que a temperatura derrubou o mercúrio de um termômetro, configurado para medir até -50° C.

Embora a temperatura de -67° C tenha sido impressionante, em 2013, a cidade registrou nada menos do que -71 graus Celsius. As autoridades políticas de Yakutia disseram que todas as famílias e empresas da região têm acesso a aquecedores e geradores de energia.

A cidade, que possui pouco mais de 1 milhão de habitantes e é conhecida por sua riqueza de diamantes, está localizada a 5.300 quilômetros a leste de Moscou e normalmente experimenta temperaturas entre 18° C e -40 graus Celsius.

Fonte: Time.Com Fotos: Reprodução / Time.Com

Jornal Ciência