Chinês tem corpo infestado por vermes após comer sushi e sashimi. Mito ou verdade?

de Merelyn Cerqueira 0

O caso teria acontecido em um hospital da província de Guangdong, no leste da China.

Um homem, cuja identidade não foi revelada para preservar sua intimidade, procurou ajuda médica após sentir dores de estômago e prurido cutâneo (comichão). Após uma série de exames os médicos descobriram que todo o seu corpo tinha sido infectado por vermes. Segundo os especialistas, isso teria acontecido devido à grande quantidade de peixe cru que ele havia comido. Conforme relatado pelo Mail Online, casos como esse têm aumentado cada vez mais, devido à crescente popularidade da comida japonesa onde é comum a ingestão de peixe cru.

vermes-pelo-corpo-apos-comer-sushi_01

Os médicos acreditavam que algumas das iguarias japonesas, quando não cozida, podem estar sujeitas à contaminação. No caso do paciente das fotos, a contaminação teria acontecido graças a ingestão de um parasita chamado Diphyllobothrium, que é encontrado em peixes como o salmão. Embora quando apenas marinada, a carne de peixe ainda é capaz de transmitir a infecção. O caso ficou famoso após ser divulgado de forma errônea pela mídia inglesa. Apesar do consumo de carne crua em sushi e sashimi também provocar infestação parasitária e ser bastante perigoso, o caso em questão é uma infestação de cisticercose disseminada, onde os os cisticercos se espalham por todo o corpo do doente e também pode ser contraída com o consumo de carne pouco cozida. Uma pesquisa recente revelou que o consumo de peixe cru ou malcozido, pode levar a uma série de infecções parasitárias.

Já sobre os parasitas encontrados em peixes (Diphyllobothrium), a contaminação ocorre quando as pessoas comem os ovos dos parasitas, as larvas se juntam à parede intestinal. Dessa forma, e porque o sushi não é cozido, as larvas se transferem para os seres humanos. Uma vez que ele está infectado, o parasita também chamado de “tênia do peixe”, pode alcançar os 15 metros de comprimento, e crescer dentro do intestino ao longo de algumas semanas. Ela pode sobreviver por semanas ou meses, e conforme isso acontece, vai liberando ovos que se alojam em outras partes do corpo.

sushi-e-sashimi

Os sintomas incluem fadiga, constipação e desconforto abdominal. Se as larvas migram para outras partes do corpo, podem começar a “corroer” fígados, olhos, coração e cérebro, colocando em risco a vida do paciente.

A crescente popularidade do sushi e sashimi, segundo a pesquisadora Nancy Craig escreveu em um estudo publicado pela revista Canadian Family Physician, é um dos maiores motivos. “Contudo, outros pratos populares também poderiam estar implicados, como salgados crus ou filés marinados, carpaccio e ceviche”, disse.

vermes-pelo-corpo-apos-comer-sushi_02

Além disso, segundo o médico Dr. Yin, do hospital que atendeu o caso do homem, comer alimentos crus contaminados poderia, eventualmente, causar cisticercose, quando os vermes adultos entram na corrente sanguínea de uma pessoa. Este tipo de infecção pode colocar em risco a vida do paciente, uma vez que atinge o cérebro.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail e Pixabay ]

Jornal Ciência