“Casa de gelo” vence concurso da NASA para a criação de habitat para os primeiros seres humanos em Marte

de Bruno Rizzato 0

Parecendo um castelo feito de gelo, esta casa conceitual poderia tornar-se o lar de humanos em Marte. A NASA revelou o vencedor de um concurso lançado por ela, que consistia em criar um habitat impresso em 3D para os primeiros visitantes do planeta vermelho.

Os participantes do concurso desenvolveram conceitos arquitetônicos que tiram vantagem das capacidades únicas da impressão 3D, oferecendo uso de tecnologia e recursos locais. A competição faz parte do programa Centennial Challenges, da NASA, e foi gerida pela America Makes, uma organização voltada para a aceleração de capacidades e adoção de tecnologia de fabricação aditiva.

casa-de-gelo-em-Marte_01

Mais de 165 modelos foram recebidos, e os 30 melhores foram julgados. O vencedor foi o da equipe Team Space Exploration Architecture and Clouds Architecture Office, que recebeu o prêmio de 25 mil dólares pela criação da “Mars Ice House”, que, traduzindo, significa: “Casa de Gelo de Marte”.

As equipes foram julgadas por conceito arquitetônico, abordagem de design, habitabilidade, inovação, funcionalidade, seleção do local do terreno marciano e construtibilidade da impressão 3D. Os designers por trás do projeto vencedor dizem que a ideia “nasceu para criar um espaço protegido em que a mente e o corpo não apenas sobrevivessem, mas prosperassem”.

casa-de-gelo-em-Marte_02

A proposta utiliza uma sonda como base do abrigo, com os espaços interiores privados e comunais. Uma membrana inflável é utilizada para criar um ambiente dividido entre o interior e a atmosfera de Marte. Uma sonda é usada para extrair a água do gelo abaixo da superfície, no Alba Mons, formando uma película de proteção no interior do ambiente inflável. A camada de gelo não só proporcionaria proteção contra a radiação da atmosfera exterior, como também é translúcida e permite a entrada de luz no ambiente. Pelo condicionamento do ambiente dentro da seção inflável, propõe-se que o gelo possa ser mantido congelado indefinidamente.

casa-de-gelo-em-Marte_03

Até vegetação poderia ser cultivada, o que ajudaria a converter dióxido de carbono em oxigênio. “A estrutura inovadora baseia-se na abundância de água e nas temperaturas persistentemente baixas ao norte de Marte, criando um escudo de radiação pressurizado de multicamadas”, explicou a equipe que possui 12 peritos espaciais líderes, cientistas, astrofísicos, geólogos e engenheiros estruturais habilitados em impressão 3D.

O projeto do habitat, realizado em colaboração com parceiros industriais e acadêmicos, prevê uma robusta habitação para até quatro astronautas, construída por uma série de robôs semiautônomos pré-programados, antes da chegada dos astronautas.

[ Daily Mail ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência