Brilhante médico canadense inventa peixe de ferro, que pode salvar as pessoas da anemia

de Merelyn Cerqueira 0

Há seis anos, quando foi ao Camboja, o médico canadense Dr. Christopher Charles notou que as crianças locais estavam sofrendo de deficiência de ferro, bem como os adultos, que experimentavam intensas dores de cabeças e ficavam impossibilitados de trabalhar.

Então, ele teve a ideia de criar pequenos peixes de ferro que forneciam até 75% da ingestão diária recomendada para um adulto – o que poderia ajudar bilhões de pessoas anêmicas em todo o mundo.

medico-canadense-cria-peixe-de-ferro_1

De acordo com informações da Brightside, estima-se que dois bilhões de pessoas ao redor do mundo sofram de anemia e deficiência de ferro, que em casos mais graves pode resultar em morte. Tais problemas nutricionais podem facilmente ser resolvidos com suplementos. No entanto, em algumas regiões do mundo, eles são inacessíveis ou caros demais.

medico-canadense-cria-peixe-de-ferro_2

A invenção do médico canadense, no entanto, é extremamente útil e acessível. Ao adquirir o pequeno peixe, tudo o que precisa ser feito é fervê-lo junto a comida por pelo menos 10 minutos. Além disso, o peixe pode ser usado durante alguns anos.

medico-canadense-cria-peixe-de-ferro_3

medico-canadense-cria-peixe-de-ferro_4

Metade dos cambojanos que experimentou o produto na cozinha relatou cura da anemia após um período de 12 meses de consumo. Ainda, a ideia do Dr. Charles é adaptar o pequeno peixe de ferro para que ele possa ser culturalmente aceito e aproveitado em outros países em desenvolvimento.

[ Gadoo / Brightside ] [ Fotos: Reprodução / Brightside ]

Jornal Ciência