Bonsai: empresa japonesa venderá árvores que levitam!

de Rafael Fernandes 0

Bonsai: a arte de cultivar miniaturas de árvores em vasos rasos já é muito legal em si. Contudo, uma empresa japonesa está levando-a para o próximo nível com a “Air Bonsai”, invenção que faz a árvore em miniatura levitar e girar a cerca de meia polegada acima de seu cache-pot.

Considerando o efeito surpreendente, é fácil confundir o Air Bonsai com uma ilusão de ótica, porém, ele é bastante real. Hoshinchu, a empresa desenvolvedora do produto, aparentemente queria incorporar conceitos da nossa galáxia para a ideia de plantas em miniatura. Consequentemente, sua criação consiste em dois componentes principais: “pequena estrela” e “base de energia”.

Air-Bonsai-levita-01

A “pequena estrela” é uma esfera de musgo levitando, na qual você pode colocar qualquer planta bonsai. Ela também tem um mecanismo de rotação que é executado em um adaptador AC. A base de energia é feita de “Imari”, uma arte tradicional japonesa em porcelana. Ela conduz a energia magnética que faz a planta levitar. O sistema é semelhante ao utilizado nos alto-falantes OM/ONE. “Cada Bonsai Air é único”, declarou a página, ” vão desde elegantes plantas floridas, ‘Matsu’ (pinheiros), a belíssimos padrões de limo.”

 Air-Bonsai-levita-02

A empresa tentou angariar fundos através de um rápido financiamento coletivo, com doações a partir de 1 dólar, atingindo até 10 mil dólares. Em 33 dias, eles já arrecadaram mais de 470 mil dólares, superando seu objetivo de 80 mil dólares.

Air Bonsai começará a ser vendido em agosto, mas não incluirá as árvores em miniatura, uma vez que as empresas estão proibidas de exportar certas plantas. Para resolver este incômodo, Hoshinchu fará parceria com produtores de plantas do mundo todo para oferecer aos clientes um kit Air Bonsai completo.

Fonte: Kickstarter Foto: Divulgação

Jornal Ciência