Batatas velhas mataram toda a família desta garota ao produzirem gases venenosos no porão. Entenda!

de Merelyn Cerqueira 0

A batata é um alimento delicioso e versátil, que pode compor inúmeras receitas. No entanto, elas também podem ser extremamente perigosas. 

Isto é, quando armazenadas por muito tempo em casa, podem representar perigo para sua saúde. O motivo? Uma família russa descobriu da pior maneira possível a resposta para essa pergunta, de acordo com informações do jornal britânico Daily Mail.  

babatas-velhas_1

Uma menina russa de oito anos, chamada Maria Chelysheva, perdeu toda sua família, em um incidente envolvendo batatas velhas. Como a maioria das pessoas, a família da menina não sabia de que esses tubérculos poderiam ser mortais em determinadas circunstâncias. 

A história começou quando o pai de Maria entrou no porão de casa em busca de algumas batatas para usar na refeição daquela noite.

No entanto, ele não voltou à cozinha. Preocupada, a mãe foi atrás dele para ver o que tinha acontecido e, assim como o homem, também não retornou. O mesmo aconteceu com o irmão e a avó da menina.

babatas-velhas_2

Mas, o que aconteceu com a família de Maria? Primeiramente, tenha em mente que as batatas possuem um metabólito químico de um grupo chamado glicoalcaloides, que também são encontrado em diversas plantas venenosas.

No caso das batatas, elas se chamam α-solanina e α-chaconina. Isso faz com que, em determinadas condições, o tubérculo seja naturalmente tóxico.

Assim, quanto mais as batatas apodrecem, maior é a concentração dos glicoalcaloides, que pode ser liberado por meio de um gás perigoso e tóxico, o que basicamente explica o que aconteceu com a família de Maria.

babatas-velhas

Naquele dia, a exposição ao gás da batata no porão matou todas as pessoas da casa, exceto a menina, que só desceu ao porão quando boa parte do gás já havia se dissipado depois que a porta foi aberta.

Fonte: Boredom Therapy / Daily Mail Fotos: Reprodução / Boredom Therapy

Jornal Ciência