Bar no Japão foi construído utilizando apenas materiais recicláveis

de Gustavo Teixera 0

Uma construção no Japão foi feita de maneira criativa e inovadora. A Kamikatz Public House, um pub e loja de artigos diversos, localizada na cidade de Kamikatsu, foi construída utilizando apenas materiais reciclados e reaproveitados.

A estrutura do lugar foi feita utilizando o preceito de desperdício zero, tendo janelas que foram jogadas no lixo por moradores vizinhos, por exemplo. No inverno, eles utilizam um aquecedor totalmente ecológico para aguentar as baixas temperaturas.

bar-reciclavel_02

Kamikatsu é uma cidade conhecida como a “cidade do desperdício zero”, onde todo o lixo doméstico é dividido em 34 categorias diferentes para ser enviado para a reciclagem. A cidade tem uma taxa de 80% de reciclagem total, sendo uma verdadeira inspiração para outras cidades de como tratar o lixo.

bar-reciclavel_04

O projeto de Hiroshi Nakamura & NAP ganhou o Prêmio de Edifícios Sustentáveis WAN 2016 não só por sua aparência, mas também por ser construído completamente com materiais reciclados.

bar-reciclavel_03

“Esta construção tenta ilustrar arquitetonicamente uma ideia muito forte que tem a ver com desperdício zero. Há um compromisso muito forte com a comunidade e também uma integração fantástica da comunidade, com o envolvimento genuíno nos fundamentos do projeto” disse Chris Castle, jurado e diretor da EPR Architects.

Este é um exemplo impressionante de como se deve tratar a reciclagem do lixo. Seria bom se mais cidades e países usassem a cidade de Kamikatsu como modelo – o Planeta agradeceria.

[ In Habitat ] [ Fotos: Reprodução / In Habitat ]

Jornal Ciência