Astrônomos descobrem um disco de formação planetária com características bastante incomuns

de Merelyn Cerqueira 0

Astrônomos avistaram um distante disco de formação planetária de poeira e gás em nossa galáxia, e descobriram que ele é muito mais frio do que o esperado.

Os resultados, que foram publicados na revista Astronomy & Astrophysics Letters, podem ter implicações para o entendimento de como são formados os sistemas planetários.

A pesquisa foi realizada por uma equipe internacional liderada por Stephane Guilloteau, no Laboratório de Astrofísica de Bordeaux, na França. Os especialistas estudaram a jovem estrela 2MASS J16281370-2431391, localizada a 400 anos-luz da Terra, rodeada por um disco de material protoplanetário – que é bem comum em órbitas de estrelas recém-formadas – e tem composição é de 99% gás e 1% poeira. 

Esse disco em particular, apelidado de “disco voador” devido a sua aparência, provou ser bastante incomum. A maioria dos modelos encontrados apresenta uma temperatura entre -258 e -253 °C nos grãos de poeira. O “disco voador”, no entanto, apresentou uma temperatura de -266 °C em seus grãos. Além de se encontrar a uma distância de cerca de 15 bilhões de quilômetros da estrela.

A diferença pode parecer pequena, mas existem algumas implicações que estão intrigando os cientistas. Para começar, isso pode significar que os grãos de poeira talvez possuam propriedades diferentes das já conhecidas. Por exemplo, uma temperatura mais fria, pode significar grãos maiores, sugerindo que discos podem crescer muito mais do que o esperado, permitindo a formação de vários planetas longe das estrelas – incluindo planetas gigantes em órbitas próximas. Já é sabido que isso existe, mas ainda não foi descoberta nenhuma explicação para esse tipo de formação.

Segundo Emmanuel di Folco, para entender o impacto dessa descoberta nas estruturas dos discos, eles precisam encontrar quais propriedades dessa poeira podem resultar em temperaturas tão baixais. “Nós temos algumas ideias. Por exemplo, a temperatura pode depender do tamanho do grão de poeira, quanto maior o grão, maior a temperatura, mas ainda é muito cedo para afirmarmos qualquer coisa”, disse. 

Para entender melhor, esses discos são formados durante fases iniciais de um sistema planetário, conforme aconteceu com a poeira e o gás que deram origem aos planetas, à Lua e a outros corpos do nosso Sistema Solar. Graças aos avanços tecnológicos que proporcionaram telescópios mais modernos, os cientistas estão começando a observar mais longe e a entender melhor os outros discos encontrados em nossa galáxia.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / Sky Survey 2 / NASA / ESA ]

Jornal Ciência