Arturo, o urso polar “mais triste do mundo” morre aos 30 anos em zoológico na Argentina

de Merelyn Cerqueira 0

Próximo de completar 31 anos de vida, um urso polar nomeado como Arturo, morreu na semana passada no Mendoza Zoological Park, na Argentina, onde vivia desde os oito anos de idade, de acordo com o jornal Metro.

Considerado o urso polar ‘mais triste do mundo’, seu caso chamou atenção do Greenpeace, devido as condições inadequadas sofridas pelos animais que estão em zoológicos no país.

O animal chegou a ganhar atenção mundial após ter uma série de fotos publicadas nas redes sociais, mostrando toda a sua tristeza. Sua morte, no entanto, ocorreu dois anos depois de uma petição reunir mais de meio milhão de assinaturas exigindo a sua transferência para o Canadá.

De acordo com o gerente do zoológico, à época, o animal era muito velho para ser levado com segurança. Segundo as autoridades, a causa morte teria sido por complicações da velhice. Recentemente, o governo de Buenos Aires, ordenou o fechamento do centenário zoológico da cidade para convertê-lo em um ecoparque interativo para várias espécies de animais.

urso-polar-mais-triste-do-mundo_02

O modelo vitoriano de exposição ficou mundialmente conhecido, e pouco mudou desde sua inauguração em 1874. De acordo com informações do jornal El País, ele chegou a abrigar cerca de 1500 animais. O fechamento em questão, ocorreu devido a reivindicações de diversas organizações defensoras do direito dos animais.

[ Metro / El País ] [ Fotos: Reprodução / Twitter ]

Jornal Ciência