Albatroz fêmea mais velha do mundo é mãe novamente aos 66 anos

de Merelyn Cerqueira 0

Uma fêmea de albatroz, nomeada como Wisdom (Sabedoria), considerada a mais velha representante da espécie do mundo, aos 66 anos de idade se tornou mãe novamente.  

 

O filhote nasceu dois meses após um árduo e extenso trabalho de encubação. Quase todos os anos, Wisdom bota um único ovo na região do Atol Midway, uma ilha no Pacífico Norte localizada a 1.200 quilômetros ao noroeste de Honolulu, Havaí, então, durante sete meses seguidos, ela choca o ovo com a ajuda de seu parceiro, Akeakamai.

2425988B00000578-2879420-image-a-34_1418923537153

Quase todos os anos, nas últimas seis décadas, o casal de albatroz realiza esse trabalho conjunto e revezado. Enquanto um faz a guarda do ovo, o outro sai em busca de comida. Então, após sete longos meses de espera, o filhote sai da casca para ser brevemente cuidado pelos pais. Quando os pequenos pássaros se tornam jovens, desenvolvendo asas suficientes para voo, abandonam o ninho em busca de independência. No entanto, enquanto isso não acontece, Wisdom e Akeakamai, auxiliam-no com alimentação.

 

O novo bebê albatroz já foi marcado pelos pesquisadores, embora ainda não o tenham nomeado. Wisdom continua a inspirar as pessoas ao redor do mundo”, disse Bob Peyton, líder do projeto US Fishand Wildlife Service para o Midway Atoll National Wildlife Refuge e Memorial. “Ela foi e voltou para casa [em Atol Midway] por mais de seis décadas, e já deu vida a 30-35 pássaros”.

3D7E55AE00000578-0-image-a-45_1487710423367

Wisdom, que é uma espécie de albatroz-de-laysan, não costuma por ovos todos os anos, e quando o faz, coloca apenas um. No entanto, para Peyton, mesmo essa contribuição única já faz uma grande diferença para a população da espécie.

 

“O albatroz-de-laysane outras aves marinhas dependem do habitat protegido pelo Atol Midway e outros refúgios pacíficos de vida selvagem para criar seus filhotes”, explicou Peyton. “Graças ao trabalho árduo de nossos voluntários, conseguimos restaurar o habitat nativo que as aves precisam para locais de nidificação, garantindo um futuro para essas aves marinhas”. Os albatrozes da espécie são considerados animais monogâmicos e costumam colocar apenas um ovo ano sim, ano não. Logo, o fato de Wisdom fazê-lo consistentemente é tido como notável pelos pesquisadores.

 

O pássaro foi marcado pelos cientistas em 1956, quando tinha cerca de cinco anos de vida. Desde então, ela já deu ao mundo cerca de 41 filhotes e voou mais de quatro milhões de quilômetro em seus 66 anos. Como os pássaros são vistos como um barômetro para o ecossistema do oceano e sua capacidade de sustentar a vida, os pesquisadores concordam que “Wisdow é um símbolo icônico de inspiração e esperança”.

 

O refúgio em Atol Wildlife abriga a maior colônia de albatrozes do mundo. Ali vivem cerca de 70% das espécies Laysan do mundo e quase 40% de todos os patas-pretas. Os albatrozes de Laysan costumam se reproduzir nas ilhas havaianas de Oahu, Kaena, Kauai, e Kilauea. Aproximadamente 99,7% da população do pássaro, cerca de 2,5 milhões, vivem nos arredores havaianos.

 

Suas terras de alimentação incluem regiões da costa oeste norte-americana, incluindo o Golfo do Alasca. Ali, eles gastam seus três a cinco primeiros anos de vida constantemente voando sem nunca tocar o chão. Cientistas acreditam que eles sejam capazes de dormir enquanto sobrevoam os oceanos.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência