Adolescente decide amputar uma das pernas por ter nascido com doença genética rara

de Merelyn Cerqueira 0

Tia Leigh, de Cwmbran, País de Gales, era apenas um bebê quando foi diagnosticada com um transtorno genético chamado neurofibromatose do tipo 1 (NF1). A condição, que faz com que pequenos nódulos cresçam ao longo dos nervos, foi responsável por fazer com que uma das pernas de Tia ficasse inchada, de tamanho irregular e impedisse que a garota andasse com facilidade.

Assim, agora com 14 anos, a menina tomou a corajosa decisão de amputar a perna doente – que havia crescido três vezes mais do que a outra – e para o espanto de sua família, Tia está lidando muito bem com a nova condição, que inclui o uso de uma prótese, e até nomeou a extremidade restante de sua perna direita de “Percy”.

neurofibromatose-01

A Neurofibromatose tipo 1, também conhecida como NF1, é um dos distúrbios mais frequentes na infância. Elas geralmente são identificadas quando marcas de nascença, como machas de café com leite, sardas ou manchas solares, aparecem na pele.

No caso de Tia, sua perna direita havia crescido irregularmente, cerca de 7cm mais grossa do que a esquerda. Com isso, a menina encontrava muita dificuldade para caminhar ou até mesmo encontrar um par de sapatos que servisse nos dois pés.

Antes de decidir que amputaria o membro, os médicos de Tia encontraram milhares de pequenos tumores não cancerosos em sua perna. No entanto, a preocupação dos doutores era que havia um risco de que eles pudessem se tornar malignos a qualquer momento, além disso, um dos fibromas tinha crescido cerca de 3 milímetros, no ano anterior. Sendo assim, Tia não tinha outra opção, senão a operação.

“Eu não fiquei chocada quando Tia disse que queria fazer a amputação, eu sabia que era o melhor para ela, pois sempre me preocupei com o que iria acontecer quando ela atingisse a idade adulta, se sua perna continuasse a inchar”, disse Lindsey Leigh, 31, mãe da menina para o Daily Mail.

neurofibromatose

Tia odiava a perna doente e se sentia muito desconfortável com ela, pois não gostava de usar vestidos e não cabia em uma calça jeans. “O pé direito dela era como uma esponja bem grande e quando lhe demos alguns sapatos no Natal, ela ficou muito triste por não poder usá-los”, contou a mãe.

A adolescente agora está se ajustando à nova condição. Segundo a mãe, Tia ainda encontra algumas dificuldades na fisioterapia, mas está usando a prótese todos os dias para ir à escola.

A operação lhe deixou com “Percy”, um rostinho que ela costuma desenhar na extremidade da perda amputada e que já foi o tema do vídeo que a garota fez enquanto tomava o primeiro banho após a cirurgia. Lindsey afirma estar muito orgulhosa da decisão da filha e conta que a garota está muito feliz com a prótese, pois, pela primeira vez, ela conseguiu usar os mesmos sapatos que os seus amigos.

Fonte: Daily Mail / CNNF Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência