Adolescente com coluna vertebral torcida enfrentará cirurgia arriscada para ter uma vida normal

de Bruno Rizzato 0

Uma garota indiana de 17 anos passará por uma cirurgia de risco – podendo levá-la à morte ou paralisia – para tentar corrigir sua coluna completamente torcida. Preeti Kumari Rai foi diagnosticada com escoliose congênita, uma deformidade severa, ainda aos oito anos. Mais de 10 médicos de vários hospitais em Nova Deli disseram a ela que não havia nada que eles pudessem fazer. Agora, ela encontrou um cirurgião que vai tentar corrigir sua curvatura.

Porém, ela pode não sobreviver à operação, que também poderia deixá-la incapaz de se mover novamente. Mesmo com todos esses riscos, está determinada a passar por ela para poder levar uma vida normal, trabalhar e fazer outras coisas que ela não pode. “Estou muito animada com a cirurgia. Eu não estou nervosa, quero apenas uma chance de melhorar. Eu disse a muitos médicos que eu estou disposta a correr o risco. Posso lidar bem com o risco de paralisia. Eu não tenho medo, mas nenhum médico queria fazer isso por mim. Agora eu finalmente encontrei um”, relatou Preeti.

Sua infância foi muito feliz, mas aos oito anos ela começou a ter uma corcunda e sua coluna começou a torcer. “Não tínhamos idéia de qual era o problema. A vida tornou-se muito mais difícil do que eu estava acostumada. Comecei a inclinar para o lado e eu não podia me sentar de forma ereta. Então, meu ombro formou uma elevação”, contou ela. Seus pais já haviam perdido quatro filhos, e ao ver o estado da garota piorar, ficaram assustados. Mesmo com poucos fundos, eles fizeram o máximo para ajudá-la. Porém, muitos médicos diagnosticaram Preeti incorretamente, aconselhando a família a voltar para casa e “ter de lidar com a situação”, alegando que não havia nada que eles pudessem fazer.

coluna-torcida_01

“Nós esperávamos que eles dessem ao menos algum tipo de esperança e uma sugestão de tratamento, mas todos foram muito claros que não havia nada que pudesse ser feito por ela, mesmo que tivéssemos todo o dinheiro no mundo. Nós nos sentimos muito decepcionados”, disse Devi, sua mãe. Até finalmente encontrarem um médico disposto a ajudar, mesmo com os riscos.

Em 2012 Preeti reuniu-se com o Dr. Radha Gopal Krishnan, do Apollo Hospitals, em Nova Deli, e ele assegurou-lhe que poderia melhorar a sua qualidade de vida. “Eu vi Preeti em um hospital que estava visitando como palestrante. Ela tinha sido diagnosticada erroneamente, então eu pedi a ela para vir me visitar. Já vi várias crianças com curvaturas da coluna vertebral, mas nunca uma tão grave como a dela. Ela passou por muita negligência. Se ela tivesse recebido a cirurgia ainda jovem, já poderia ter resolvido, mas nenhum médico se deu ao trabalho de examiná-la corretamente ou fazer o diagnóstico apropriado”, disse ele.

O médico acredita que a razão para sua grave condição é um defeito de nascença em sua medula espinhal com múltiplas anomalias vertebrais. Um crescimento desigual de sua coluna teria resultado na deformidade severa. “Não posso determinar isso exatamente, mas posso tentar corrigir a deformidade. Será uma cirurgia com ressecção da coluna vertebral e instrumentação, com grandes riscos. Mas ela é bem resolvida quanto a isso e quer correr o risco de enfrentar a morte ou paraplegia. Ela está muito empenhada em melhorar”, acrescentou o Dr. Krishnan.

Preeti, que sonha em ser política, passará pela cirurgia no próximo mês. “É uma luta conhecer novas pessoas. Se as pessoas não falam comigo é porque se sentem desconfortáveis ​​quando veem minha condição. Eu não quero que a vida continue assim. Muitas vezes eu explico a minha condição para as pessoas, mesmo que não peçam para saber. Eu não quero que as pessoas se sintam desconfortáveis ​​por meu problema. E se há – mesmo que pequena – uma chance de correção, então eu vou tentar”, concluiu ela.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência