3 erros comuns que as pessoas cometem na hora de lavar o rosto, de acordo com dermatologista

de Merelyn Cerqueira 0

É importante lavar o rosto, mas é ainda mais importante fazê-lo de forma correta para não prejudicar a pele.

Tudo se resume a forma como ele é lavado, que produto usa e quantas vezes por dia. Em um vídeo publicado pela dermatologista Dra. Erin Gilbert, são tratados alguns dos erros mais comuns quando o assunto são os cuidados básicos para a pele da região do rosto. Confira abaixo.

1- Não lavar o suficiente

As pessoas pensam que ao não lavar o rosto estão ajudando a preservar os óleos naturais da pele. Enquanto isso é parcialmente verdade, a pele deve ser lavada regularmente para evitar problemas. De acordo com a dermatologista, é recomendável lavá-lo, pelo menos, uma vez por dia e no máximo duas.

2 – Usar produtos errados

O rosto deve ser lavado com diferentes tipos de produtos com base nas estações do ano. Logo, para os meses mais quentes, é recomendado adstringentes e sabões que contenham ácido salicílico, ainda mais se a pele está propensa a acne. Diferente disso, para os meses mais frios, são produtos mais suaves, sem sabão, que devem ser usados, a fim de evitar a perda dos óleos naturais e causar problemas de pele seca.

3 – Lavar excessivamente e de forma intensa

O uso de toalhas e esponjas elétricas durante a lavagem, para Dra. Gilbert, não traz riscos. Contudo, fazer isso com frequência e de forma intensa pode irritar a pele ainda mais. Dessa forma, ela recomenda que o ideal é encontrar uma forma de lavagem que funcione melhor para cada tipo de pele. Além disso, para as pessoas que possuem problemas dermatológicos, e que vão além do que pode ser solucionados com cuidados normais, ela sugere que procure um especialista para explorar a fundo essa questão e evita dar recomendações pelo risco de piorar o estado geral da pele.

[ Life Hack ] [ Foto: Reprodução / YouTube ]

Jornal Ciência