13 Sinais de que você não está bebendo água o suficiente

de Rafael Fernandes 0

É difícil encontrar algo mais refrescante para a sede do que um belo copo cheio de água fresca ou gelada. Às vezes, um simples copo d’água pode ser mais satisfatório do que uma xícara de café ou um belo copo de suco.

Mesmo assim, muitos de nós não bebem água o suficiente para a média diária considerada aceitável. Ao privarmo-nos do recurso mais natural do mundo, danificamos continuamente nosso corpo. Logo, se sentir algum dos sintomas a seguir, sua situação pode melhorar começando por um copo de H2O.

1 – Sua boca está seca

Isso parece bastante óbvio. Claro que, quando você sente aquela sensação pegajosa, desagradável em sua boca, você vai atrás de algum tipo de líquido. Mas, as bebidas açucaradas são apenas uma solução temporária para um problema maior. Beber água, lubrifica as membranas mucosas na boca e garganta, que continuarão a manter sua boca úmida com a saliva muito tempo depois que o primeiro gole.

2 – Sua pele está seca

A pele é o maior componente do corpo, então ela precisa se manter hidratada. De fato, a pele seca é um dos primeiros sinais da desidratação, que pode conduzir a problemas muito maiores. A falta de água significa falta de suor, o que leva a uma incapacidade do corpo para extrair o excesso de sujeira e óleo acumulado ao longo do dia. Se você quiser evitar esse problema, o seu primeiro recurso deve ser beber mais água.

3 – Sede incontrolável

Já falamos sobre a boca seca, porém, a sede vai além de uma língua seca. Qualquer um que já teve ressaca pode dizer que, ao acordar, seu corpo simplesmente não pode ingerir água suficiente. O álcool desidrata o corpo inteiro, e água potável envia sinais para o cérebro até seus níveis de fluidos voltarem à linha de base. Faça o que seu corpo está lhe pedindo, ele não erra!

4 – Seus olhos estão secos

Deve ficar claro que a água potável afeta mais do que apenas sua boca e pele. A falta de ingestão de água te leva a ficar de olhos vermelhos, porque seus canais lacrimais ficam secos. Isso poderia causar muito mais danos aos seus olhos, especialmente se você usar lentes de contato diariamente.

5 – As “juntas” ficam doendo

Nossos discos de cartilagem e da coluna vertebral são constituídos por cerca de 80% de água. Ela é uma necessidade absoluta para manter nossos ossos saudáveis a cada passo que damos. Ao manter seu corpo hidratado, você garante às articulações o poder de aliviar, como uma mola, o choque de movimentos bruscos, como correr, saltar ou cair desajeitadamente.

6 – Seus músculos diminuíram

Seus músculos também são compostos principalmente de água. Obviamente, menos água no corpo significa menos massa muscular. Beber água antes, durante e depois de algum esporte ou exercício não só lhe mantém hidratado e confortável, como também encaminha a água para os lugares certos do corpo, e diminui a chance de desenvolver a inflamação e dor relacionada ao exercício e levantamento de peso.

7 – Você fica mais doente

Beber água permite que seu corpo elimine as toxinas de forma contínua. Os seus órgãos trabalham para filtrar nossos determinados resíduos como uma máquina, mas se você não alimentar a máquina com água, ele não pode trabalhar corretamente. O que acaba acontecendo em um corpo desidratado é que órgãos começam a puxar a água de áreas armazenados – como seu sangue – o que leva a um novo conjunto de problemas.

8 – Você se sente cansado com frequência

Um corpo desidratado “empresta” a água de seu sangue. A falta de sangue adequadamente hidratado se liga à falta de oxigênio trazido por todo o corpo. Claro, a falta de oxigênio leva à fadiga e sonolência constantes. A falta de resistência significa que você precisa beber mais água, para devolver ao sangue a água que ele “te emprestou”.

9 – Você sente muita fome

Quando você está desidratado, seu corpo pode começar a pensar que precisa de um pouco de comida. Isso acontece durante todo o dia e de noite também, como quando você acorda querendo assaltar a geladeira. Contudo, comer alimentos cria mais trabalho para o corpo, enquanto beber água purifica seus órgãos e fornece o combustível necessário para a digestão e outros processos do organismo.

10 – Você tem problemas digestivos

Sem hidratação adequada, a quantidade e a força do muco no estômago diminuem, permitindo que o ácido gástrico provoque danos nas paredes do órgão. Isto leva ao que nos referimos comumente como azia e indigestão, podendo transformar-se em uma gastrite ou, pior, em uma úlcera.

11 – Você tem constipação

Como dissemos, ficar hidratado ajuda a lubrificar o sistema digestivo. Durante o processo de desidratação, o cólon usa a água que seria utilizada pelos intestinos na sequência do processo digestivo. Sem entrar em muitos detalhes, os resultados disso podem não cheirar muito bem, literalmente.

12 – Você urina menos vezes

Quando você precisa fazer o “nº1”, ele deve ter uma cor amarela ou mais clara, na luz. Se for um amarelo mais escuro, o seu corpo está lhe dizendo que está faltando hidratação adequada. Em casos extremos, a desidratação pode levar a infecções do trato urinário, caso em que você deve consultar um médico imediatamente.

13 – Você percebe um envelhecimento precoce

A quantidade de água que nosso corpo retém, naturalmente diminui à medida que envelhecemos. Obviamente, isto significa que devemos aumentar nossa ingestão de água conforme completamos primaveras. Enquanto o envelhecimento prematuro é mais evidente na fisionomia, o dano que ele faz no interior do corpo será sentida ao longo do tempo. Para diminuir esse risco, é importante continuar a beber água em toda a sua vida.

Fonte: Life Hacker Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência