Zumbido misterioso ouvido pelo mundo todo tem sua causa descoberta

de Redação Jornal Ciência 0

Um zumbido tem sido ouvido em diversos cantos do mundo, causando até a loucura em suas “vítimas”, mas após a dúvida de mais de quarenta anos, cientistas confirmaram a causa do estranho ruído.

O zumbido se tornou assunto mundial e virou manchete de diversos locais, em sua maioria sendo descrito com a palavra “fenômeno” e “zumbido”.

Um caso foi relatado na Grã-Bretanha, o exemplo de notícia que veio de lá foi o “zumbido de Bristol” que chegou aos jornais na década de 70.

De acordo com uma pesquisa da BBC, após perguntar para alguns leitores do jornal da cidade se alguém já havia ouvido o zumbido, diversos afirmaram que sim, e que até já tinham sofrido com dores de cabeça e hemorragias nasais por conta do som.

O zumbido foi descrito por um entrevistado à BBC como “um carro a diesel percorrendo uma longa distância” e esse som tem deixado pessoas loucas, elas também afirmaram que só se poderiam escutar em casa e durante a noite. 

De acordo com o jornal Plymouth Herald, pessoas que vivem na costa sul estão se queixando constantemente de um som constante e de baixa intensidade, que por muitas vezes é confundido com o som de postes de telefone, parques eólicos, comunicações submarinas de baixa frequência e etc.

Médicos culpavam a audição dos pacientes até a década de 90, quando o Hospital Addenbrooke em Cambridge afirmava que a causa dos zumbidos era externa. 

Em entrevista à revista The Independent, uma mulher disse em 1994: “Durante os primeiros anos eu perdi o sono, não conseguia me concentrar e era incapaz de fazer qualquer coisa. Eu chorava constantemente, o que colocou uma grande pressão sobre meu marido. O zumbido me fez mudar de uma pessoa ativa e criativa para uma pessimista e zangada”.

Com as pesquisas científicas acabou sendo constatado que o causador do zumbido eram as atividades microssísmicas de longas ondas oceânicas que afetam o leito do mar, e isso produz o zumbido. 

A pressão causada pelas ondas gerava ondas sísmicas que causavam a oscilação na Terra, apontou Fabrice Ardhuin, pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa Científica na França.

O zumbido causado por ondas contínuas produz sons com duração de 13 a 300 segundos que apenas uma quantidade pequena de pessoas consegue ouvir. 

Compreender o zumbido também colabora nas pesquisas sobre como as ondas microssísmicas penetram sob o manto da Terra, e tudo isso ajuda os cientistas a terem uma visão mais ampla e detalhada sobre o que está por baixo de nós.

Fonte: Live Science Fotos: Reprodução / Live Science

Jornal Ciência