Zoológico australiano pede doação de aranhas

de Julia Moretto 0

Um zoológico australiano está pedindo para pessoas recolherem aranhas e levá-las até a instituição, em vez de matá-las.

 

Pedir ao público para capturar aranhas potencialmente fatais parece estranho, mas é por uma boa razão: o zoológico precisa de mais aranhas para fazer soro dado às vítimas de mordida. Precisamos que o público as pegue para ordenharmos veneno”, disseram funcionários do Parque Australian Reptile, em Nova Gales do Sul, em um post no Facebook.

 

O zoológico, que atualmente é o único fornecedor do soro, sofre com a falta das aranhas para a produção do antídoto, já que não houve doações suficientes no ano passado. O Australian Reptile Park é o único zoológico da Austrália comprometido a salvar vidas com um programa que ordenha venenos. Nos últimos 50 anos, salvamos mais de 300 vidas por ano, sendo o único fornecedor de uma variedade de venenos”, explica o zoológico em seu site.

 

Essas aranhas são extremamente venenosas para os seres humanos, com sintomas evidentes cerca de 28 minutos depois de uma mordida. Os sintomas incluem arrepios, sudorese, espasmos musculares incontroláveis ​​e aumento progressivo da hipotensão, que pode levar à morte. A boa notícia é que apesar de dois relatórios recentes de pessoas mordidas na Austrália, ninguém morreu de picada de aranha depois de 1981, quando o programa do zoológico começou.

 

Mas devido à falta de doações no ano passado, o Australian Reptile Park solicitou doações de aranhas. “Contamos com o apoio da comunidade para manter este programa vivo”, disse o gerente geral do parque, Tim Faulkner. “Nós tentamos capturar bastantes aranhas, mas não foi suficiente”. Para ajudar, Faulkner criou um pequeno vídeo para demonstrar como uma pessoa deve capturar as criaturas mortais. Ele diz que a melhor forma de capturar é com um frasco de vidro com tampa. Segundo o especialista, um recipiente de plástico não vai funcionar, porque a aranha pode furá-lo.

 

Depois que você capturou a aranha com sucesso, pode deixá-la em vários locais, os funcionários do parque vão levá-la ao laboratório e iniciar o processo de ordenha. Apenas certifique-se de você não deixar o frasco ao alcance das crianças ou na luz solar direta. Uma vez ordenhado no parque, o veneno será enviado para outro laboratório dirigido pelo fabricante de vacinas CSL, que cria o soro real. Com um frasco adequado e uma colher de pau, você pode colocar a aranha no frasco facilmente”, Faulkner concluiu. “Nós fazemos isso há 35 anos e ninguém foi ferido”.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência