Você sente “vibrações fantasmas” do seu celular? Pode ser um sinal de dependência!

de Julia Moretto 0

Muitos de nós sentimos uma vibração vinda do bolso e achamos que é o smartphone tocando. Porém, quando pegamos o aparelho, percebemos que não havia nada de diferente.

 

A frequência desse fenômeno foi associada à dependência do smartphone. Uma equipe de especialistas descobriu que as vibrações fantasmas são mais comuns entre as mulheres e menos com pessoas mais emocionalmente estáveis.

 

O novo estudo vem da Universidade de Michigan, e mostra a hipótese de que as experiências são um sintoma de “dependência psicológica do telefone celular e a hipersensibilidade resultante dos estímulos da mesma classe, como os métodos de notificação”. Os pesquisadores publicaram o estudo no jornal Computers in Human Behavior.

 

Quando as pessoas têm vícios, há um fenômeno de hipersensibilidade aos estímulos associados a algo gratificante”, disse Daniel Kruge, pesquisador da Universidade de Michigan e coautor do estudo. “Este estudo fornece uma visão real e uma evidência de que as pessoas podem ter uma dependência do uso do telefone celular”.

 

Kruge recrutou 766 estudantes universitários, sendo 384 mulheres e 382 homens para participar do estudo. Os voluntários foram solicitados primeiramente a responder uma pesquisa de personalidade de dez itens, que analisou características da personalidade e estabilidade emocional. Os participantes também foram questionados sobre sua experiência com o “toque fantasma”, vibrações ou notificações de seus telefones.

 

Se eles relataram esses tipos de experiências, eles foram então convidados a fornecer detalhes sobre a frequência com que sentem os alertas fantasma. O próximo teste dado aos participantes foi chamado de “Mobile Phone Problem Use Scale”, que incluiu se os alunos usaram seus telefones para se sentir melhor, para falar com os outros quando se sentiam isolados e se ficavam ansiosos quando forçados a desligar seus telefones. 

 

Isso inclui declarações como “eu usei meu celular para me fazer sentir melhor quando estava me sentindo mal”, “usei meu telefone celular para conversar com os outros quando me sentia isolado” e “eu me sinto ansioso se não posso verificar mensagens ou ligar meu celular por algum tempo”. Os resultados mostraram que a maior parte das experiências foram vibrações fantasmas (77% dos participantes as relataram), seguidas de notificações fantasmas (47%) e luz fantasma (37%). 

 

Os pesquisadores também descobriram que aqueles mais emocionalmente estáveis ​​tinham sintomas de dependência mais baixos.  As mulheres também relataram sintomas mais elevados de dependência. Após as pesquisas, descobriu-se que elas eram mais altas em consciência e amabilidade. No entanto, pontuaram menos estabilidade emocional em relação aos homens.  

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência