Você sabia? Salvador Dalí ilustrou uma versão de Alice no País das Maravilhas

de Merelyn Cerqueira 0

Salvador Dalí i Domènech, pintor considerado um dos mais proeminentes artistas do século XX, nasceu em Figueres, norte da Catalunha, no ano de 1904.

Além de pintor, Dalí, que é considerado o maior representante do surrealismo, também atuou como escultor, escritor, cenógrafo e em outros campos das artes. Ele morreu na mesma cidade catalã no dia 23 de janeiro de 1989.

Salvador-Dali-Ilustrou-alice-no-pais-das-maravilhas

Seu trabalho sempre foi marcado pela presença de imagens bizarras e oníricas, mas de excelente qualidade. Entre os mais famosos está a pintura “A Persistência da Memória”, que atualmente se encontra exibida no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Salvador Dalí também trabalhou em alguns projetos curiosos ao longo de sua carreira, como a elaboração do logo da marca de doces Chupa Chups, por exemplo, e a criação de ilustrações para um livro de receitas e cartas de tarô.

No entanto, o que pouca gente sabe é que o artista catalão ilustrou uma versão do famoso conto de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas.

A história por trás desta curiosidade conta que a editora Maecenas Press-Random House, de Nova York, pediu à Dalí que ilustrasse uma edição especial de Alice no País das Maravilhas. O trabalho do pintor apareceu na obra de Carroll em 1969, e foi distribuído como uma das edições mais bem-sucedidas.

Contudo, porque era uma edição limitada, apenas 2.700 livros foram impressos. Por esta razão atualmente uma dessas cópias pode valer muito dinheiro. A boa notícia, no entanto, é que a editora Princeton University Press recentemente reeditou a edição. Agora, ela pode ser adquirida por qualquer pessoa e a um preço acessível.

Confira as ilustrações do livro:

Salvador-Dali-Ilustrou-alice-no-pais-das-maravilhas_1

Salvador-Dali-Ilustrou-alice-no-pais-das-maravilhas_2

Salvador-Dali-Ilustrou-alice-no-pais-das-maravilhas_3

Salvador-Dali-Ilustrou-alice-no-pais-das-maravilhas_4

Salvador-Dali-Ilustrou-alice-no-pais-das-maravilhas_5

Fonte: Super Curioso Fotos: Reprodução / Super Curioso

Jornal Ciência