Você sabia que uma cidade da Inglaterra já foi capital do Império Romano?

de Julia Moretto 0

Por mais que Roma seja conhecida por ser o coração do Império Romano, nem sempre teve este posto. Entre 208 e 211 d.C. e novamente entre 305 e 306, York, na Inglaterra, era considerada a capital dos romanos.

Conflitos romanos

Durante um determinado tempo, o imperador Lúcio Septímio Severo viveu na cidade. Ele nasceu na área que atualmente corresponde à Líbia e subiu ao trono na África como governador.

Depois, ele marchou até Roma e conseguiu tomar a capital. Julianus, seu antecessor, foi executado, deixando o cargo para Severo, de acordo com o reconhecimento do Senado.  

Severo mostrava suas habilidades no campo da batalha, conduzindo as tropas do território Romano, chegando a York.

roma-imperio-romano-2
York, na Inglaterra

Diferença cultural

Segundo historiadores, Severo e seu grupo causaram grande polêmica, já que a maioria das pessoas daquela época nasciam e morriam no mesmo lugar, convivendo sempre com os mesmos grupos.

A população ficou surpresa ao observar o imperador em carne e osso, quando antes só o conheciam através das moedas.

Dessa forma, ele se tornou uma celebridade, além de imperador. Quando governador, ele promoveu diversos avanços contra a corrupção.

Sua popularidade foi tão grande que seus seguidores passaram a querer serem iguais a ele, como por exemplo, comer novos alimentos, descobrir diferentes especiarias, explorar tendências da moda e mudar os cabelos.

roma-imperio-romano-3

Severo morreu em 2 de fevereiro de 211, na cidade York, ao lado de seus filhos, que eram também considerados imperadores. Após a morte do pai, eles resolveram deixar a cidade e voltar para Roma. 

Somente após um século que York conseguiu ser novamente a capital do Império Romano, sob o comando de Constantino. Quando ele morreu – também na mesma cidade – seu filho assumiu o poder, tornando-se Constantino, o Grande. Uma de suas medidas foi transferir a capital para a cidade de Constantinopla.

A nova Constantinopla

roma-imperio-romano-4

Constantinopla foi construída em 330 pelo imperador Constantino e estava localizada em um importante ponto com rotas comerciais. Um dos seus objetivos era manter a hegemonia do Império Romano. 

A construção foi realizada na antiga cidade grega Bizâncio, por esse motivo, o imperador se comprometeu a estabilizar o desenvolvimento cultural e social do local. Para isso, ele levou diversas pinturas e esculturas de diferentes países, além de arquivos que pertenciam à Grécia na Antiguidade Clássica.

Com o passar do tempo, Constantinopla se tornou uma importante cidade cosmopolita, com uma população de cerca de um milhão de pessoas. Mas, em 395, devido a uma crise, o imperador Teodósio partiu o local em Império Romano do Ocidente e o do Oriente. O Império Romano do Oriente, cuja capital era Constantinopla, se tornou a Nova Roma.

Fonte: KnowledgeNuts Fotos: Reprodução / KnowledgeNuts

Jornal Ciência