Você sabe qual é o músculo mais forte do nosso corpo?

de Julia Moretto 0

Malhados ou não, os músculos são essenciais para a nossa vida. Mas o que a Ciência tenta descobrir é qual deles é o mais forte. Para tomar essa decisão, alguns fatores precisam ser levados em conta, como a forma que sua força é medida.

Isso porque se a escolha for do músculo que pode exercer mais força, o sóleo ou o gastrocnêmio, conhecido como panturrilha, disputaria o título. Ele é fundamental para que possamos andar, correr e até mesmo ficar em pé. Caso o sóleo não fosse acionado, cairíamos sobre nós mesmos a todo instante.

musculo-mais-forte-do-corpo-humano

Outro quesito que pode ser levado em consideração, é a pressão. Ela é diferente da força, pois leva em conta a área sobre a qual uma força é exercida. Considerando esse fator, o músculo que ganharia a competição seria o da mandíbula, já que sem ele não poderíamos mastigar! Em 1989, um homem chamado Richard Hofmann ganhou o recorde no Guinness Book, após ter atingido uma força de mordida de 442 kg por dois segundos.

Já na opinião de alguns especialistas, os músculos usados no parto são os mais fortes. Mas como esses músculos não são usados com tanta frequência e dependem de fatores hormonais e bioquímicos, alguns cientistas não os consideram como os músculos mais fortes.  Mas se o assunto for versatilidade, ninguém ganha da língua! A combinação de elasticidade e força nos garante a capacidade de falar, comer e beijar.

Agora, se formos analisar a constância, o coração poderia ganhar o título! Os impulsos elétricos no miocárdio, a parede muscular do coração, são que o mantém o órgão em movimento. Ao se contrair, as bombas musculares bombeiam cerca de 59 mililitros de sangue. Aos 70 anos de idade, seu coração já bateu 2,5 bilhões de vezes.

Por fim, o maior músculo único é do glúteo, conhecido como nádega. Ele nos ajuda a manter o tronco ereto. Quanto mais forte ele estiver, mais capacidade a pessoa tem de correr e de pular.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / Live Science ]

Jornal Ciência