Você nunca vai adivinhar o que é isto!

de Merelyn Cerqueira 0

Se um dia você estiver passeando por um dos mercados de peixes da Coreia do Sul, Japão ou China, não deixe de prestar atenção aos pequenos e desconhecidos animais expostos nas prateleiras.

Embora a aparência deles evoque o contrário, eles de fato fazem parte de pratos bem apreciados pelos locais.

Este é o caso de uma espécie de pepino-do-mar conhecida cientificamente como Urechis unicinctus.

Bem servida em restaurantes asiáticos, a espécie habita águas pouco profundas, como planícies e túneis construídos na areia, podendo ser colhida durante as marés baixas.

voce-nunca-va-adivinhar_1

Considerado um prato gourmet na China, Japão e especialmente na Coreia, onde é preparado como uma forma de sashimi, ele é servido cru, com apenas sal, óleo de gergelim ou vinagre.

E o processo de preparação é bem simples. Basta retirar os vermes que vivem ali dentro e remover as cercas espinhosas localizadas nas extremidades do animal.

Depois disso, o saco muscular resultante é lavado e cortado em pequenos pedaços para ser servido com o molho de preferência.

voce-nunca-va-adivinhar_2

Um turista não identificado, que resolveu experimentar a iguaria, afirmou que, “enquanto não preparada, ela mais se parece com uma deliciosa salsicha. No entanto, após o cozinheiro manipulá-la, fica com a aparência de um verme liso e rosa, ou uma língua. Mas, o sabor é surpreendentemente agradável”.

voce-nunca-va-adivinhar_3

“Curiosamente, este verme incomum era delicioso e não causou qualquer sensação negativa, apesar do fato de que os pedaços dele ainda se contorciam no prato”, acrescentou.

voce-nunca-va-adivinhar_4

Além de cru, ele pode ser servido cozido ou frito. Na China, por exemplo, onde também é bem aproveitado pela medicina tradicional, ele é servido frito e acompanhado de legumes, ou triturado e utilizado como realçador de sabor.

Fonte: Offigeno Fotos: Reprodução / Offigeno

Jornal Ciência