Você não gostaria de ver uma rachadura na janela se estivesse no espaço. Mas, isso aconteceu!

de Merelyn Cerqueira 0

A bordo do módulo observatório Cúpula, da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta britânico Tim Peake fotografou uma rachadura de 6,35 milímetros de diâmetro.

A pequena fratura foi causada por detritos espaciais e, de fato, não representou nenhum dano real para a janela de multicamadas da estação. Olhando daqui da Terra ela pode não significar muita coisa, contudo, de acordo com informações divulgas pela Agência Espacial Europeia (ESA), ela serve para lembrar os perigos representados pelo lixo espacial.

O lixo espacial é composto de detritos criados pela ação humana no espaço, não possuem nenhuma utilidade, e dependendo de seu tamanho, representa uma séria ameaça para os astronautas, já que podem provocar acidentes.

Conforme relatado em nota, a rachadura em questão foi causada pelo impacto de um pequeno detrito, “um floco de tinta ou fragmento de metal que não deveria ser maior do que alguns milésimos de milímetros de diâmetro”, afirmou a ESA. Apesar de minúsculos, em grandes velocidades orbitais, podem causar graves danos a uma nave.

Enquanto que o fragmento relatado não apresentou nenhuma preocupação aos astronautas, a Agência enfatiza que “um objeto de até 1 cm de tamanho poderia desativar um instrumento ou um sistema crítico de voo em um satélite. Qualquer coisa acima de 1 cm poderia penetrar os escudos dos módulos da tripulação da estação, e algo maior do que 10 cm poderia destruir um satélite ou nave espacial em pedaços”.

[ ESA ] [ Foto: Reprodução / Tim Peake / ESA ]

Jornal Ciência