Você já teve sonhos eróticos estranhos? Psicanalista explica passo a passo o que eles significam!

de Merelyn Cerqueira 0

Freud dizia que os sonhos eróticos estavam diretamente relacionados aos desejos mais carnais do ser humano.

 

No entanto, por vezes, estes estravam em conflito com as normas da sociedade e, portanto, eram reprimidos, sendo despertados pelo cérebro em forma de símbolos ou figuras mais diretas que aparecem nos sonhos.

 

Por outro lado, e biologicamente falando, o córtex pré-frontal de nosso cérebro é o verdadeiro responsável por regular e inibir desejos agressivos e libidinosos. Durante a etapa do sono REM, a mais profunda, são ativados sistemas dopaminérgicos mesolímbico corticais. Estes mecanismos, que também reduzem a atividade dessa região cerebral, estariam associados aos desejos que se manifestam nos sonhos.

Já para o psicanalista clínico Sergio Savian, especialista em relacionamento, nem sempre os sonhos eróticos carregam significados íntimos. Em entrevista à revista Marie Claire, ele explicou que “os sonhos são sempre simbólicos”, mas “por trás deles, encontramos conteúdos que nem sempre são sexuais”.

 

A psicanálise sugere que um sonho pode até mesmo ajudar a resolver problemas emocionais. Mas, Savian aponta que entender um tipo de sonho ou pesadelo vai muito além do que acontece na noite e envolve contextualizar o que foi sonhado com a vida da pessoa. Após anos de estudo, o psicanalista conseguiu reunir algumas informações que o ajudaram a traduzir um pouco o significado dos sonhos eróticos de seus pacientes. Confira:

 

Sexo com desconhecidos:

Pode denotar intimidade com algum aspecto que a pessoa deseja e não conhece. Pode ser também uma espécie de pré-disposição para se envolver com uma pessoa parecida com a do sonho”.

Sexo com celebridade

Significa admiração e vontade de ser como elas”.

 

Sexo com indesejáveis

Cada elemento do sonho é um elemento de nossa própria psique. A pessoa repugnante do sonho se refere a um lado seu que você não gosta e rejeita”.

 

Sexo com parente

É bastante comum sonhar com um parente muito próximo, o que nos assusta e até nos choca. Estes sonhos indicam desejos inconfessáveis. Em nosso inconsciente não obedecemos às regras básicas de civilidade. Muitas vezes aparecem temas altamente proibidos para a consciência comum”.

Sexo em público

Muitas pessoas são reprimidas sexualmente durante o seu desenvolvimento. Ao se tornarem adultas, o que é recalcado, que se alojou no inconsciente, se manifesta por meio dos sonhos”.

 

Sexo com alguém de mesmo gênero

Significa que esta pessoa é conscientemente heterossexual, mas também tem desejos homossexuais latentes. O que é normal, quase todo mundo é assim”.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!