Vitamina B poderia ser usada no tratamento de sintomas de esquizofrenia, segundo estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Suplementos de vitamina B, quando adicionados a tratamentos de esquizofrenia, poderiam ser eficazes para amenizar os sintomas da condição, de acordo com uma meta-análise pioneira publicada na revista Psychological Medicine.

 

Atualmente, cerca de 80% dos pacientes esquizofrênicos sofrem recaídas dentro de cinco anos após o fim de um tratamento. No entanto, as vitaminas B6, B8 e B12 poderiam melhorar essa estatística atual.  Foram examinados 18 diferentes ensaios clínicos sobre o tema. Os pesquisadores descobriram que doses elevadas de formas combinadas do nutriente foram melhores para tratar os sintomas da esquizofrenia do que os medicamentos padrões sozinhos. Ainda, o método conseguiu estabilizar a condição a longo prazo.

 

 

De acordo com o pesquisador Joseph Firth, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, “este poderia ser um avanço importante, dado que novos tratamentos para essa condição são desesperadamente necessários”. Os estudos analisados cobriram um total de 832 pacientes e, embora existissem diferenças significativas entre os ensaios, considerando o método em que foram desenvolvidos, a vitamina B mostrou ser consistentemente útil em reduzir os sintomas da doença. Ainda, observou-se que quanto mais cedo o tratamento com as vitaminas era iniciado, mas eficaz era.

 

As razões pelas quais os suplementos parecem ser benéficos ainda é um ponto a ser estudado pelos cientistas. No entanto, eles assumem que possam ajudar a aumentar os níveis de nutrição, reduzir o estresse oxidativo e corrigir outros desequilíbrios químicos em pacientes esquizofrênicos.

 

Contudo, mais pesquisas ainda serão necessárias para estabelecermos essas conexões. Atualmente, cerca de 1% da população mundial é afetada pela esquizofrenia. Embora os fármacos utilizados pelos pacientes sejam eficazes na redução dos sintomas, que incluem alucinações e delírios, recaídas podem ocorrem, mesmo com tratamentos contínuos.

 

Os suplementos de vitamina B podem ser uma fonte promissora para ajudar a evitar essas recaídas, mesmo considerando as limitações do estudo– por exemplo, os pacientes que se beneficiaram do tratamento extra poderiam estar sofrendo de deficiências nutricionais ou genéticas. Ainda, os estudos abrangeram diferentes doses e tipos de vitaminas.

 

Outros esforços devem ser feitos para estabelecermos os mecanismos pelos quais os nutrientes melhoram a saúde mental na esquizofrenia e para medir os efeitos sobre outros resultados como neurocognição e saúde metabólica”, concluíram os pesquisadores.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência