Vírus transmitido pelo beijo pode causar infertilidade feminina

de Julia Moretto 0

Cientistas italianos publicaram um novo estudo no periódico PLOSOne sobre um vírus conhecido como HHV-6A (um dos vírus do herpes humano), transmitido pela saliva, e que pode estar associado à infertilidade feminina. 

Para chegar a essa hipótese, Dr.ª Roberta Rizzo, da Univeristy of Ferrara, e sua equipe, analisaram 30 mulheres com dificuldades de engravidar que a Medicina não conseguia explicar. Eles descobriram que 13 delas (43%), tinham infecção por HHV-6A. Já as outras mulheres não tinham o vírus do herpes humano. As infecções pelos vírus HHV-6A e HHV-6B são silenciosas e não apresentam nenhum sintoma perceptível.

virus-transmitido-pelo-beijo_02

Outro fator identificado é que as mulheres que apresentavam o vírus do herpes também estavam com níveis elevados de citocinas – proteína fundamental que auxilia na sinalização da interação das células e possui um papel importante no processo de fertilização. Os pesquisadores também descobriram que os níveis do hormônio estradiol estavam elevados. A explicação para esse quadro é que o hormônio possa provocar a infecção HHV-6A de alguma maneira.

A boa notícia é que essas mulheres podem engravidar sem o auxílio da fertilização in vitro. Segundo os especialistas, a gravidez pode ocorrer normalmente assim que a mulher faça um tratamento para se livrar do vírus. Porém, ainda não há tratamento aprovado para este vírus.

Na opinião de Dr. Anthony Komaroff da Harvard Medical School, que não teve participação no estudo, essa é uma descoberta importante. “Se confirmada, esta pesquisa tem o potencial de melhorar o resultado para um grande conjunto de mulheres com dificuldade de engravidar”, comentou.

Apesar das constatações do estudo, os cientistas ainda têm receio de afirmar que o vírus transmitido através do beijo seja o responsável pela infertilidade feminina. Mesmo porque a contração do vírus pode ocorrer por outros meios. Desse modo, o estudo ainda precisa de novas análises.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência