Vinho pode tratar depressão? Trans-resveratrol das uvas para ser a nova arma contra a doença

de Merelyn Cerqueira 0

Embora o álcool seja considerado um depressor, pesquisadores descobriram que o vinho pode aliviar o estado de saúde mental.

Em uma pesquisa publicada na revista Nature Communications, eles afirmaram que os compostos presentes nas sementes de uva aumentaram significativamente a resiliência em ratos estressados.

Cerca de 70% dos camundongos testados apresentaram melhoras na inflamação e uma melhor transmissão de sinais no cérebro, segundo informações do Daily Mail. 

Os pesquisadores, do Mount Sinai Hospital em Nova York, acreditam que atualmente existe uma enorme necessidade de terapias mais eficazes para tratar a depressão, um transtorno que só nos EUA afeta 16 milhões de pessoas todos os anos.

Para o estudo, foram dados 12 compostos chamados polifenois, encontrados em sementes de uva, a ratos de oito semanas de idade. Depois, os animais receberam um suplemento chamado trans-resveratrol, produzido por certas plantas para combater infecções por fungos, e que foram adicionados à água potável dos ratos.

Os animais então foram submetidos ao estresse, de modo que foram expostos a camundongos agressivos durante 10 minutos por dia em 10 dias consecutivos. Depois, foram separados por meio de divisores de gaiola. Eles também foram suspensos pela cauda e forçados a nadar.

Os pesquisadores observaram que dos ratos estressados ​​expostos aos compostos de uva, 70% por cento demonstraram interações sociais melhoradas, o que sugere resiliência. Já no grupo de controle, essa situação foi observada em apenas 40% dos animais.

“A descoberta desses novos compostos naturais de polifenois derivados da uva, que visam caminhos associados à inflamação, podem fornecer uma maneira eficaz de tratar um subconjunto de pessoas com depressão e ansiedade”, concluiu o autor principal do estudo Giulio Maria Pasinetti.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Jornal Ciência

Jornal Ciência