Vídeo: o que acontece se você comer apenas carne humana?

de Redação Jornal Ciência 0

Volta e meia ficamos sabendo de algum dedo humano perdido em um enlatado ou de outros casos do tipo.

Existe até mesmo um drink de luxo que tem como ingrediente um dedo humano. Mesmo essas situações não sendo comuns, podemos nos perguntar: qual seria o efeito de comermos apenas carne humana?

Além das questões morais e legais, essa dieta seria danosa à saúde? O que realmente pode acontecer com o corpo de uma pessoa que a seguisse?

Os rapazes da AsapSCIENCE mostram todos os detalhes (talvez em excesso) em seu novo vídeo.

Falando seriamente, entre os insetos existem versões diferentes de canibalismo – e elas acontecem mais do que você imagina. Por exemplo, aranhas-caranguejo expelem seus ovos não fertilizados para que seus bebês os consumam. Quando terminam de comer, também ingerem a mãe, num processo conhecido como matrifagia. Peixes, lesmas e anfíbios também não estão preocupados em devorar seus irmãos para garantir uma boa refeição.

Mamíferos, por outro lado, não são tão adeptos de processos canibais, mas isso não quer dizer que eles não aconteçam. Coelhos comem sua prole em situações de estresse, e nossos ancestrais podem ter feito coisas similares: cientistas já encontraram evidências de que eles tenham comido línguas, cérebro e tutano humanos.

Como o vídeo explica, mesmo no século 20, era possível encontrar sangue humano no comércio europeu – embora ele fosse recomendado exclusivamente como um remédio. De qualquer forma, há diversos riscos em se tornar um seguidor de Hannibal Lecter.

Nós possuímos diversos vírus e bactérias, então, preparar e comer um cadáver humano pode transmitir hepatite, ebola, E. coli e diversas outras doenças. Mesmo que isso não aconteça, humanos são muito calóricos: apenas uma coxa tem cerca de 10.000 calorias. Um coração humano oferece 700 calorias, mas um cadáver tem muito tecido gorduroso – o que não gera um sabor exatamente bom.

Há ainda outro fator de preocupação sobre seguir uma dieta canibal: príons. Vamos deixar o vídeo explicar essa parte para você, mas antecipamos que ela piora muito a questão dos dedos humanos que vão parar em bebidas.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência