Anisaquíase Humana: paciente tem vermes vivos retirados do estômago após comer salmão cru

de Merelyn Cerqueira 0

Em um caso relatado pela revista científica New England Journal of Medicine, médicos afirmaram que uma paciente não identificada (para preservar sua imagem) de Nanao, Japão, procurou ajuda afirmando sofrer com dores no peito, náuseas e crises de vômito.

Após examiná-la, descobriram que seu abdômen, sensível ao toque, estava abrigando diversas larvas. Ela então admitiu que comeu salmão cru duas horas antes de começar a sentir tais sintomas.

Os exames revelaram que a parede do estômago da paciente havia engrossado, e por isso os médicos resolveram inserir uma câmera pela garganta para examiná-lo melhor. As larvas estavam “cavando” as paredes do esôfago e do estômago.

Assim, começaram a remover os parasitas – da espécie Anisakis simplex – com uma pinçaO processo foi todo registrado e mostra o momento em que os vermes se contorcem enquanto o médico se esforça para capturá-los.

Ao total foram removidos 11 deles. No fim das contas, os sintomas também foram tratados.

A paciente foi diagnosticada com anisaquíase humana. Uma doença parasitária causada por nematoides da família Anisakidae que se alojam na parede do trato gastrointestinal, geralmente associada ao consumo de peixes e frutos do mar crus ou malcozidos. 

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência