Vídeo: Fotógrafo se emociona ao registrar urso polar faminto lutando para encontrar comida em uma região criticamente afetada pelas mudanças climáticas

de Merelyn Cerqueira 0

Quando chegou à ilha de Baffin, no Canadá, o fotógrafo Paul Nicklen, do grupo de conservação Sea Legacy, não imaginaria que acabaria se deparando com uma das cenas mais emocionantes de sua vida.

Ele conseguiu registrar em vídeo e fotos um urso polar faminto, visivelmente magro e fraco, definhando enquanto buscava por comida em uma região criticamente escassa e desprovida de gelo. Nicklen agora espera que suas imagens sirvam como uma mensagem para alertar o mundo sobre as severas consequências do aquecimento global, segundo informações do Daily Mail.

urso-morrendo-de-fome

Nicklen, que é um ex-biólogo e agora se dedica a fotografia da vida selvagem, revelou que no momento em que fazia as imagens, lágrimas rolavam por seu rosto. “Nós choramos”, disse ele à National Geographic. “Filmei tudo isso com lágrimas rolando em minhas bochechas”.

urso-morrendo-de-fome_1

Questionado sobre a possibilidade de alimentar o uso, algo que ilegal no Canadá, ele disse que “estaria apenas evitando o inevitável”. “Claro que isso passou pela minha cabeça, mas não é como se andasse por aí com uma arma  tranquilizante ou quilos de carne de foca”, acrescentou.

urso-morrendo-de-fome_2

O vídeo do urso foi compartilhado pelo fotógrafo em sua conta no Instagram, atraindo mais de um milhão de visualizações no momento da publicação. Nele é possível ver o urso caminhando e arrastando as patas traseiras, provavelmente um sintoma da atrofia muscular causado pela falta de comida.

urso-morrendo-de-fome_3

A perda de gelo devido às mudanças climáticas é conhecida por afetar diretamente a habilidade dos ursos polares de se alimentar e sobreviver, uma vez que dependem do gelo para encontrar comida. A Ilha de Baffin, onde as imagens foram capturadas, tem sido particularmente afetada pelo aquecimento global.

Nick afirmou que registrou as imagens porque não queria que a morte do urso fosse em vão. Ele agora espera que elas sirvam como uma mensagem para relembrar a realidade das mudanças climáticas e como isso afeta os ursos polares.

urso-morrendo-de-fome_4

“Quando os cientistas dizem que os ursos polares serão extintos nos próximos 100 anos, penso que a população global de 25 mil ursos está morrendo dessa maneira”, escreveu ele no Instagram. “Não há um band aid para essa solução. Não havia salvação para esse urso em particular”.

“É uma cena que esmaga a alma e ainda me assombra, mas eu sei que precisamos compartilhar tanto a belo quanto o terrível, para forjarmos as paredes da apatia”, disse. “E é isso que a fome parece, a atrofia muscular, nenhuma energia. É uma morte lenta e dolorosa”.

“A verdade simples é esta – se a Terra continuar a aquecer, perderemos os ursos e ecossistemas polares inteiros. Este grande macho não era velho, e ele certamente morreu dentro de horas ou dias depois desse momento”, acrescentou.

“Mas existem soluções. Devemos reduzir nossa pegada de carbono, comer os alimentos certos, parar de cortar nossas florestas e começar a colocar a Terra – nossa casa – em primeiro lugar”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência