Veja vídeo de médico retirando cisto sebáceo das costas de paciente

de Merelyn Cerqueira 0

Uma gravação feita pelo dermatologista Dr. Michael Lewis, que atende em Woodland Hills, na Califórnia, mostra o momento em que um cisto sebáceo é removido das costas de um paciente, que não teve sua identidade revelada.

O médico é visto fazendo uma incisão na massa e, em seguida, aplicando pressão para que seu conteúdo fosse removido.

medico-estoura-cisto_1

Antes de dar início ao procedimento, o médico pede ao paciente que lhe informe se sentir dores. Então, limpa a região afetada com iodo e em seguida, com a ajuda de um bisturi, faz uma pequena incisão.

Após cortar a ponta rígida do nódulo, o médico começa a aplicar pressão sobre ele para provocar a saída de uma forma de pus pungente e de cor amarelada. “Tenho certeza de que você pode sentir o cheiro disso”, é possível ouvi-lo dizer ao paciente no vídeo.

medico-estoura-cisto

Ele então descreve o cheiro como “nojento” antes de dar mais um puxão suave para terminar de removê-lo. Uma vez que isso é feito, limpa a ferida para evitar novos crescimentos.

“Como um médico de medicina familiar, somos ensinados a tratar todas as doenças”, disse Dr. Lewis. “Portanto, parte da minha prática é o tratamento de protuberâncias e nódulos. Sempre gostei de executar procedimentos como este. Nada me incomoda nestes procedimentos, no entanto, se o cheiro é ruim, pode ser muito difícil”, disse.

Considerando que este tipo de vídeo se tornou popular na internet, em partes graças a Dra. Pimple Popper (ou Sandra Lee), Dr. Lewis também publica regularmente gravações que o mostram removendo cistos e espinhas de seus pacientes.

O que são cistos?

Tratam-se de estruturas não cancerosas e fechadas que podem ser preenchidas com fluido, pus ou outros materiais – como gordura. São considerados comuns e podem aparecer em qualquer lugar da pele.

Eles se desenvolvem como resultado de infecções, obstrução das glândulas sebáceas (sebo) ou em torno de corpos estranhos, como brincos. Normalmente são redondos, em forma de cúpula e tendem a ser amarelados ou brancos.

Geralmente indolores, eles podem se tornar doloridos e vermelhos se infeccionados. A maioria dos cistos desaparece por conta própria, embora alguns precisem ser drenados para aliviar a dor.

Os médicos recomendam que as pessoas não espremam os cistos por conta própria, uma vez que a ação poderia agravar a causa subjacente e provocar infecções.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência