Vídeo: arraias mastigando como seres humanos

de Julia Moretto 0

A Terra é feita de seres incríveis que possuem comportamentos surpreendentes. Alguns são completamente diferentes do que nós consideramos convencionais, já outros, apresentam semelhanças.

Os pesquisadores da Universidade de Toronto Scarborough, no Canadá, gravaram um vídeo exclusivo sobre o comportamento alimentar das arraias de água-doce. Pela filmagem, eles descobriram como o animal mastiga e, por incrível que pareça, são os mesmos movimentos que nós utilizamos.

As arraias se alimentam de insetos envoltos por exoesqueletos extremamente duros. Por mais que possa parecer pouco apetitoso, eles possuem gorduras nutritivas. Para mastigar os alimentos, as arraias afastam a mandíbula do crânio enquanto a movimentam de um lado para o outro. 

Os cientistas também descobriram que as Arraias-de-Fogo elevam sua barbatana em formato de disco para “sugar” suas presas para baixo de seu corpo, fazendo com que elas sejam capturadas.

Mastigar

Mastigar é uma adaptação evolucionária recente e poucas criaturas, fora os mamíferos, conseguem realizá-la. Essa atividade surgiu há 70 milhões de anos, quando os primeiros mamíferos mastigavam presas, como os insetos.

Outros animais, como os crocodilos e tubarões brancos, na verdade, não mastigam, apenas quebram suas presas. Além dos mamíferos, alguns lagartos foram observados mastigando, como é o caso de algumas carpas. Segundo um novo estudo publicado no Proceedings of Royal Society B outros animais podem ser acrescentados nesta lista.

[ Gizmodo ] [ Fotos: Reprodução / Gizmodo ]

Jornal Ciência