Veja quais são os países mais pacíficos do mundo

de Gustavo Teixera 0

O Global Peace Index, que baseia sua avaliação anual em uma análise complexa de fatores sociais, econômicos e políticos, descobriu que os Estados Unidos da América são a 114ª nação mais pacífica do planeta.

Este ranking mais recente vê os EUA 11 lugares abaixo do ano anterior. Esta queda coloca a Armênia e Ruanda na frente dos Estados Unidos, e El Salvador e China, logo atrás.

“A Islândia continua a ser o país mais pacífico do mundo, uma posição que ocupou desde 2008. No topo da lista também estão Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca. Houve também poucas mudanças na parte inferior do índice. A Síria continua a ser o país menos pacífico do mundo, próximo do Afeganistão, do Iraque, do Sudão do Sul e do Iêmen”, afirmou o relatório.

Considerando os recentes acontecimentos, pode ser uma surpresa para alguns que a Síria nem sempre tenha ficado no final da lista. Em 2008, a Síria ficou em 75º lugar.Os outros países no final da lista (incluindo a Síria) estão sofrendo inclusive por conta de atitudes dos Estados Unidos. 

“A deterioração dos Estados Unidos é impulsionada principalmente pela crescente intensidade do conflito interno do país, que foi parcialmente visto nas eleições presidenciais de 2016, além de aumentos nas percepções de criminalidade em toda a sociedade americana”, disse a análise.

De acordo com as últimas descobertas do Global Peace Index, a maioria dos aliados dos EUA está entre os 20 maiores lugares no ranking, incluindo Canadá, Japão, Austrália e Alemanha. O Reino Unido está um pouco mais abaixo, classificado na 41º posição. Israel é classificado está 144º posição atrás das Filipinas, Egito, Quênia e Irã.

Fonte: AM Fotos: Reprodução / AM

Jornal Ciência