Veja porque a voz fica fina quando inalamos gás hélio

de Gustavo Teixera 0

Certamente você já deve ter visto que quando uma pessoa inala gás hélio, sua voz fica fina, aguda e estridente. A explicação para isso está relacionada com as leis da Física.

 

A voz dos seres humanos é formada na laringe, que produz um fluxo de ar através dos pulmões, e ao atravessar as pregas vocais provoca vibrações que formam ondas sonoras que se ajustam com a musculatura da laringe. Quando a voz sai pela boca, pode soar em timbres diferentes, sendo mais aguda ou mais grave. Isso depende de cada prega vocal, gás expelido, músculos e o meio por onde as ondas sonoras serão propagadas.

 

O efeito de voz fina quando se inala gás hélio pode ser explicada pela lei da Física que diz: “Quanto mais densa a molécula, menor a sua velocidade”. O gás hélio é considerado um gás nobre pois não interage com nenhuma outra substância química, e ele é menos denso do que o ar da atmosfera, portanto, quando inalado, a voz se propaga com maior velocidade, o que a faz ficar mais fina.

 

Outra explicação está relacionada com: “Quando se aumenta a velocidade do som, se eleva a sua frequência”. Essa lei está relacionada com um ramo conhecido como Acústica, que pode esclarecer como acontece essa alteração de voz. Devido ao fato do gás hélio ser sete vezes menos denso que o ar, a propagação tem sua velocidade aumentada e consequentemente, tem sua frequência aumentada o que faz a propagação do som aumentar de maneira que distorça a voz.

 

Mas, se for o caso de inalar o gás hexafluoreto de enxofre, essas leis funcionam ao contrário, pois esse gás é mais denso do que o ar e a velocidade da voz diminui em contato com o ar da atmosfera. Apesar disso, não é recomendado que se inale o gás hélio, pois se ele entrar em contato com o pulmão, retira o oxigênio, o que pode causar o sufocamento.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência