Veja como está hoje o menino que virou símbolo da guerra na Síria

de Merelyn Cerqueira 0

Em agosto de 2016, a foto de Omran Daqneesh, um garoto sírio de apenas cinco anos, comoveu o mundo ao mostrá-lo sentado em uma ambulância, coberto de poeira e sangue, após sobreviver a um bombardeio na cidade de Aleppo.

Agora, quase um ano depois do registro, ele e sua família forneceram uma entrevista exclusiva ao canal de televisão sírio Al Mayadeen para falar do dia em que Daqneesh, embora tenha perdido seu irmão de 10 anos no evento, se tornou símbolo da guerra no país. Com informações da Someecards.com.

veja-como-esta-garotinho_1

A entrevista foi concedida à jornalista Kinana Allouche, conhecida partidária do governo de Bashar al-Assad, basicamente o responsável pela guerra civil que assola o país.

Em abril passado, imagens da jornalista posando ao lado de cadáveres de soldados rebeldes mortos foram divulgadas nas mídias sociais.

veja-como-esta-garotinho_2

Porque a família Daqneesh, desde o atentado, se recusou a fornecer entrevistas e aparecer em qualquer canal de televisão, pessoas contrárias ao governo de Assad assumem que as autoridades do país podem ter utilizados técnicas de coerção para conseguir que Omran aparecesse no programa em questão.

Segundo Mohammad Kheir Daqneesh, pai da criança, foi necessário que mudasse o nome e visual do menino para que os rebeldes contrários ao governo de Assad não cumprissem as ameaças de sequestrá-lo.

Entretanto, e apesar das implicações políticas questionáveis envolvidas com a entrevista, aparentemente, Omran está fisicamente bem, considerando a situação em que foi clicado há quase um ano.

Fonte: Some Cards Fotos: Reprodução / Some Cards

Jornal Ciência