URGENTE: Morre o físico Stephen Hawking aos 76 anos

de Redação Jornal Ciência 0

O professor Stephen Hawking morreu aos 76 anos, disse um porta-voz da família.

O físico, considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos, morreu pacificamente em sua casa em Cambridge, Inglaterra, nas primeiras horas desta manhã.

Em uma declaração, os filhos do professor Hawking, Lucy, Robert e Tim disseram: “Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje. Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo.

Sua família solicitou gentilmente que lhes fosse dado tempo e privacidade para lamentar sua morte, mas eles gostariam de agradecer a todos que estiveram ao lado do professor – e o apoiaram – ao longo de sua vida.”

O físico teórico mais conhecido de seu tempo, Hawking escreveu sobre os mistérios do espaço, do tempo e dos buracos negros em seu livro “Uma Breve História do Tempo”, bestseller internacional, tornando-se uma das maiores celebridades da ciência desde Albert Einstein.

Stephen Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ALS) quando tinha 21 anos. Na ocasião, os médicos lhe deram poucos anos de vida, mas ele superou todas as expectativas.

A doença primeiro traz fraqueza muscular, depois paralisia, arrancando a capacidade de falar, engolir e até respirar. A ALS Association diz que a vida útil média de alguém diagnosticado com a condição é entre dois e cinco anos.

Fonte: Daily Mail / Casos Interessantes Foto: Reprodução

Jornal Ciência