Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Universo Diversos Físico do Havaí quer explicar o Universo com figura geométrica

Adicionem o Jornal Ciência no Google + :)

Físico do Havaí quer explicar o Universo com figura geométrica

Douglas Adams ficaria orgulhoso. Os livros do escritor inglês, que morreu aos 49 anos em 2001, eram povoados por alguns dos mais estranhos – e adoráveis – personagens da ficção científica.

Mas nem mesmo a imaginação fértil do autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias conseguiu imaginar um físico teórico que também fosse surfista.

Garrett Lisi é o exemplo perfeito da realidade superando a ficção. Lisi, que é Ph.D. em física pela Universidade da Califórnia e atualmente vive em Maui, segunda maior ilha do Havaí, apresentou em 2007 o que ele chama de “Uma Excepcionalmente Simples Teoria de Tudo” (o que, aliás, também daria um ótimo título para um livro de Douglas Adams).

A teoria de Lisi leva ao pé da letra a máxima de Galileu Galilei que diz que “o livro do mundo está escrito em linguagem matemática”. O físico baseia suas ideias em uma estrutura geométrica chamada simplesmente de E8.

Mas a simplicidade para por aí. Por trás do singelo nome E8 esconde-se uma das mais belas – e complexas – construções da geometria. O “E” é de “excepcional” (daí o título da teoria de Lisi), e 8 é o número de dimensões que a figura tem, além de 240 vetores. Esses vetores são os vértices (“cantos”) de um objeto octadimensional. É como um cubo representado numa folha de papel, só que é uma figura muito mais complicada. Então, na verdade, o que vemos no papel é a representação em duas dimensões de uma estrutura 8D.

Mas o que essa estrutura matemática tem a ver com a Teoria de Tudo, o Santo Graal da física moderna? Acontece que as partículas elementares – os “tijolos” que formam a vida, o Universo e tudo mais – e todas as suas versões e interações possíveis entre elas chegam a 222; segundo Lisi, estas partículas e suas interações se encaixam perfeitamente nos vértices do E8. E isso, de acordo com o físico havaiano, não pode ser por acaso.

Há uma piada interna entre os físicos que diz que a Teoria de Tudo teria de ser tão simples e elegante que poderia ser estampada em uma camiseta. Pois foi exatamente o que Lisi fez: há vários sites que oferecem camisetas com a figura E8 na frente e equações, assinadas pelo próprio Lisi, nas costas.

E quanto às outras 18 partículas que ainda faltam para preencher as lacunas do E8? “Se o LHC [maior acelerador de partículas do mundo] encontrar partículas que se encaixem neste padrão E8, isso vai ser muito, muito legal”, entusiasmou-se Lisi em uma palestra de 2008 no TED, famoso evento de tecnologia.

Se isso não acontecer, no entanto, o surfista presente no cientista parece estar pronto para “levar um caldo”: “Em ciência, se alguma coisa não está funcionando, você tem de deixá-la de lado e tentar alguma outra coisa”.

Em O Restaurante no Fim do Universo, livro temperado com a fina ironia britânica, Douglas Adams afirma que “existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável”. Adams certamente gostaria muito se um surfista descobrisse exatamente por que o Universo está aqui.

Matéria escrita e enviada via e-mail por Celso Antônio de Almeida. Para acessar o site do físico-surfista, clique aqui ou o adicione no Twitter: @garrettlisi

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Foto: Reprodução/garrettlisi

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial