Um simples exame de sangue pode identificar se você está propenso a ter Parkinson

de Redação Jornal Ciência 0

Um novo exame de sangue pode dar aos médicos a primeira maneira rápida e simples de diagnosticar a doença de Parkinson, sugere um estudo.

 

Até agora os pacientes tiveram que se submeter a um teste do líquido espinhal para determinar se os sintomas são causados ​​por Parkinson. Mas especialistas da Universidade de Lund na Suécia descobriram agora que uma proteína no sangue é um marcador preciso da doença.

 

Cerca de 127.000 pessoas no Reino Unido são propensas a ter Parkinson, doença que causa tremores, movimentos lentos e rigidez muscular. Atualmente não há cura e nenhuma maneira de parar a progressão da doença. Mas o dano progressivo produzido por Parkinson provavelmente começa muito antes que os sintomas apareçam. Um teste precoce pode ajudar os médicos a retardar os sintomas, se não o curso da doença.

 

O líder do estudo, Dr. Oskar Hansson, cujo trabalho está publicado na revista médica Neurology, disse: “Descobrimos que as concentrações de uma proteína nervosa no sangue podem discriminar essas doenças com a mesma precisão das concentrações dessa mesma proteína no líquido espinhal“.

 

Os pesquisadores testaram o sangue de 504 pessoas da Grã-Bretanha e da Suécia, incluindo pessoas saudáveis ​​e aquelas que tinham vivido com Parkinson por até seis anos. A equipe descobriu que o teste de sangue foi tão preciso quanto um teste de líquido cefalorraquidiano para diagnosticar se alguém tinha Parkinson ou outra doença neurológica.

 

Dr. Hansson disse que o teste também pode ajudar a diferenciar entre Parkinson e outras doenças raras chamadas “distúrbios de parkinsonismo atípicos”, com os quais é muitas vezes confundido. Nossas descobertas são animadoras porque quando há suspeita de Parkinson ou transtorno de parkinsonismo atípico, um teste de sangue simples ajudará um médico a fazer um diagnóstico mais preciso“, disse ele.

 

Esses distúrbios atípicos do parkinsonismo são raros, mas geralmente progridem muito mais rápido e são mais propensos a ser a causa da morte do que a doença de Parkinson, por isso é importante para os pacientes e suas famílias receberem o melhor atendimento possível e planejar seus próximos passos.” Claire Bale, chefe de comunicações de pesquisa do Parkinson no Reino Unido, disse: “Este teste é muito promissor, pois poderia reduzir os atrasos e sofrimento de tantas pessoas experiência em obter um diagnóstico definitivo de Parkinson.

 

Pesquisas sugerem que cerca de uma em cada dez pessoas inicialmente diagnosticadas com Parkinson realmente tem outra condição completa. Isso não só significa que elas não recebem o tratamento e cuidados adequados, mas também contribui para a falha dos ensaios clínicos de novos medicamentos.

 

Embora este seja um passo positivo em direção a um teste simples e rápido para determinar se alguém tem parkinsonismo ou Parkinson, mais pesquisa em grupos maiores ainda é necessária para determinar a precisão da técnica.”, finaliza.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Wikimedia ]

Jornal Ciência