Um em cada quatro adultos admite que entraria em uma piscina mesmo que estivesse com diarreia

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo federal realizado pelo Conselho de Saúde e Qualidade de Água dos EUA (WQHC), revelou que um número inquietante de adultos admitiu que nadaria em piscinas mesmo se estivesse com diarreia.

Os resultados, que foram apresentados esta semana, vêm após um alerta da CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA) sobre um aumento de casos de infecções causadas por Cryptosporidium, um parasita comumente encontrado em piscinas e que pode causar diarreia. Com informações do Daily Mail.

Os surtos de diarreia causados pela ingestão de água de piscina infectada com o parasita duplicaram nos últimos anos. Autoridades de saúde há muito vem alertando as pessoas que evitem beber esse tipo de água, mas mesmo assim, cerca de 60% dos adultos ainda o fazem.

1-em-cada-4-adultos2

O estudo feito em nome da WQHC descobriu um comportamento surpreendente entre os adultos entrevistados no país. Cerca de 25% deles admitiram que, mesmo quando estão com diarreia e são aconselhados a ficar longe de piscinas comunitárias por semanas, entram na água apenas uma hora depois de exibir os sintomas.

Segundo Dr. Chris Wiant, presidente do WQHC, é altamente aconselhado que as pessoas tomem banho antes de entrar em uma piscina comunitária e não urinem dentro dela, uma vez que as infecções por Cryptosporidium ocorrem quando a água é ingerida.

Notoriamente difícil de ser combatido, o Cryptosporidium já causou pelo menos 32 surtos em piscinas ou parques aquáticos dos EUA em 2016, em comparação aos 16 casos de 2014, segundo dados publicados semanalmente pelo CDC. Capaz de sobreviver por até 10 dias em água clorada, ele é a causa mais comum dos casos de diarreia associados a piscinas.

Basta uma pequena porção de água contaminada para fazer uma pessoa saudável ficar doente por até três semanas.

O parasita pode ficar no corpo por dias, causando sintomas que reaparecem mesmo após a recuperação. Estes incluem diarreia aquosa, cólicas estomacais, náuseas ou vômitos, podendo levar à desidratação.

Para matar o parasita, o CDC recomenda fechar as piscinas e tratar a água com altos níveis de cloro (hipercloração). Também, os pais devem se policiar para não deixar as crianças nadarem se estiverem com diarreia. O aconselhado é esperar duas semanas após o final dos sintomas para fazê-lo.

Por fim, para evitar ficar doente, o CDC aconselha que os nadadores não engulam a água da piscina em primeiro lugar.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Pexels / Pexels

Jornal Ciência