Um ano após a morte de Faye, crianças ainda não têm vacina contra meningite

de Julia Moretto 0

Há um ano, Faye Burdett morreu de meningite B. As fotografias divulgadas por seus pais depois de sua morte ilustravam a magnitude da doença.

 

Sua morte desencadeou uma campanha para um maior acesso à vacina Bexsero, que foi introduzida em setembro de 2015. Na época, o governo prometeu uma campanha de saúde pública para aumentar a conscientização sobre a meningite.  Ministros também se comprometeram a publicar uma revisão dos cálculos de custo-benefício por trás da decisão de restringir o acesso – e que ela seria concluída no verão passado.

menigite_02

Mas o pai de Faye, Neil, os acusou de quebrar as duas promessas. Ele alertou que as crianças estavam em risco porque o governo não tinha feito “absolutamente nada” nos 12 meses seguintes à morte de sua filha. Desde que Bexsero foi introduzido, os especialistas estimam que 400 casos de meningite B em crianças até aos cinco anos de idade poderiam ter sido evitados se tivessem recebido a vacina. Sr. e a Sra. Burdett foram convidados a apresentar provas à comissão de petições da Câmara em março passado.

 

Os deputados disseram que continuarão pressionando por uma campanha de conscientização, mas não ouvimos nada. Não é aceitável e não é justo, as crianças ainda estão morrendo“, disse Burdett. A meningite é uma infecção bacteriana que causa inflamação do revestimento do cérebro e da medula espinhal. Com diagnóstico precoce e tratamento antibiótico, a maioria das crianças faz uma recuperação completa, mas é fatal em um em cada dez casos.

 

Os sintomas podem começar de repente e piorar rapidamente, incluindo uma febre alta com mãos e pés frios, vômitos, irritabilidade, dores musculares e uma erupção cutânea vermelha. Quando a meningite é detectada, muitas vezes é tarde demais para tratá-la de forma eficaz. Isso significa que a vacinação é a maneira mais segura de se proteger contra a doença. Burdett, de 38 anos, e sua esposa Jenny, de 36 anos, tomaram a decisão dolorosa de desligar o suporte de vida de Faye.

 

Eles publicaram fotos de sua filha morrendo no Hospital Maidstone em Kent, coberta com uma erupção da cabeça aos pés. Isso levou mais de 820 mil pessoas a assinarem uma petição para que Bexsero seja disponibilizada a todas as crianças. Em abril, a ministra da Saúde, Jane Ellison, prometeu uma campanha de conscientização dos pais sobre os sinais de meningite. O Governo concordou em lançar a sua projeção de custos para as vacinas.

 

Mas a campanha nunca se materializou e o relatório de custos foi adiado. Bexsero está disponível no NHS para bebês com dois meses de idade, seguida de uma dose aos quatro meses e um reforço aos 12 meses. A droga custa £ 75 (cerca de R$ 247) por dose – mas o NHS tem um desconto, oferecendo-a a um custo de £ 20 (R$ 65). Os pais que querem vacinar as crianças mais velhas devem pagar em uma rede privada.

 

As crianças mais velhas foram impedidas por causa de regras injustas. Isso equivale a cerca de 400 casos que poderiam ter sido evitados. O relatório do governo precisa ser publicado com urgência e precisa ser aberto a um escrutínio para que decisões mais justas sobre vacinas possam ser feitas“, disse Vinny Smith, que investiga a doença. Um porta-voz do Departamento de Saúde disse que a revisão “precisa de consideração detalhada” e foi adiada até o verão, no mínimo. Ele disse que a informação sobre a meningite B foi incluída na campanha do governo lançada no ano passado, acrescentando: “Vamos estabelecer novos planos em breve“. 

 

Para Neil Burdett, a falha do governo em agir em busca de um acesso mais amplo à vacina contra a meningite B foi “insultante e devastadora“. Minha filha podia ouvir e ela podia reagir“, disse Burdett. “Todas as manhãs eu sentava com ela e ela apertava meu dedo. Uma vez, ela abriu os olhos e olhou em volta”, lamentou o pai. Mais de 820 mil pessoas assinaram uma petição após a morte de Faye, pedindo maior acesso à vacina.

 

Crianças menores de cinco anos são vulneráveis ​​à meningite. Elas dependem exclusivamente de seus pais e cuidadores para perceber que algo está errado. Faye tinha apenas seis meses de idade para receber a vacina quando foi introduzida”, disse Burdett. Qualquer pai ficaria devastado com a perda de uma criança, mas sabemos que ela poderia ter sido evitada. Estamos determinados a garantir que outros pais saibam mais sobre a meningite do que nós”, completou.

 

O casal decidiu desativar o apoio à vida depois que médicos disseram que sua chance de sobrevivência era mínima. Burdett disse que foi “a decisão mais difícil que já tivemos de tomar, mas foi a coisa certa a fazer“. Esperamos que nossas ações, ao levar a experiência de Faye aos pais em todo o Reino Unido, tenham os encorajado a vacinar seus filhos ou pelo menos a detectar os sinais. E que isso se torne o legado de Faye, pois sua morte ajudou a salvar as vidas de outras crianças. Por isso, não poderíamos estar mais orgulhosos da nossa menina”, pontuou o casal.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência