Última superlua de 2016 será acompanhada de chuva de meteoros

de Merelyn Cerqueira 0

No mês passado a Terra experimentou um superlua de tamanho recorde, quando o satélite natural de nosso Planeta atingiu seu ponto máximo de proximidade desde janeiro de 1948.

Considerada a maior superlua do século 21, ela não ocorrerá da mesma forma até novembro de 2034. No entanto, enquanto isso, uma versão menos intensa do fenômeno ocorrerá antes do ano terminar. E mais que isso, coincidirá com uma das melhores chuvas de meteoros do ano, de acordo com informações da Science Alert.

Considerado um evento expressivo, uma lua cheia brilhante dificilmente coincide com uma chuva de meteoros tão significativa. Isso porque, o luar extra acaba escurecendo o impacto dos meteoros de uma chuva comum. Contudo, o fato é que não estamos diante de uma chuva de meteoros comum. Nas Gemínidas, os meteoros tendem a ser particularmente brilhantes, múltiplos e visíveis, podendo deixar longas trilhas enquanto passam através do céu noturno.

De acordo com Bill Cooke, especialista em meteoros da NASA, essa será a melhor chuva de meteoros do ano. Durante seu pico, poderá lançar uma impressionante quantidade de 120 meteoros por hora. Espera-se que o auge do evento ocorra nas noites de 13 e 14 de dezembro, apesar da luminosidade extra da Lua. Os especialistas afirmam que leva pelo menos 20 minutos para os olhos humanos se adaptarem à escuridão. Logo, vale a pena passar pelo menos uma hora sob o céu escuro para ser capaz de ver os meteoros mais brilhantes sem a necessidade de equipamentos.

A superlua, por outro lado, é causada pelo alinhamento do Sol, Lua e Terra enquanto a Lua orbita a Terra, o que é conhecido como sizígia. Isso faz com que a lua pareça muito maior e mais brilhante do que o normal, algo que é referido como “superlua” ou mais tecnicamente “lua de perigeu”.

Além dos dois eventos que precedem o final do ano, Júpiter também estará mais visível no céu. “Por acaso, o deslumbrante planeta Júpiter surgirá ao leste, quase ao mesmo tempo em que Gemínidas estará em seu pico”, disse Bruce McClure da EarthSky.org. “Portanto, conte com Júpiter, o único planeta visível no céu da manhã de dezembro de para lhe fazer companhia das duas da manhã até o amanhecer”.

[ Science Alert ] [ [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência