Turco cria “celular fantasma” que só pode ser visto usando óculos inteligentes

de Merelyn Cerqueira 0

Se você sofre com a falta de privacidade ao ter que ler uma mensagem no celular em público, saiba que um inventor turco, Celal Goger, pode ter encontrado a solução perfeita para isso. Ele desenvolveu um smartphone com uma tela alterada, feita de vidro, que, à primeira vista, é completamente branca. No entanto, o conteúdo do visor do telefone pode ser visto através de óculos especiais.

A ideia foi do inventor Goger, de Diyarbakir, Turquia, enquanto ele viajava por meio dos transportes públicos lotados de Istambul e sentiu-se incomodado com os olhos curiosos de passageiros que tentavam espiar por cima de seus ombros para ler as mensagens de seu celular.

Poucos detalhes foram liberados pelo inventor acerca de como exatamente seu novo “celular fantasma” funciona. O que se sabe é que ele foi modificado através de um chip que torna o ecrã completamente branco. Então, um segundo chip é colocado em um par de óculos, que ao se conectar com o telefone, torna a tela visível apenas para que o usa.

Em entrevista ao Mail Online, ele afirmou que o “celular é um item muito pessoal”, e que acha “extremamente desrespeitoso quando alguma pessoa tenta expiar seu conteúdo. Quanto terminei minha invenção, comecei a contar as pessoas sobre ela, mas ninguém acreditou em mim”, disse. “Eles pensaram se tratar de algum truque de mágica, até que ficaram absolutamente chocados”.

Agora, se conseguir o financiamento desejado, ele espera levar o projeto adiante. “Estou planejando instalar um botão on/off que para que o usuário decida em qual momento deseja ativar a função”, disse. Até o momento, conforme reportado pelo Mail Online, não se sabe quando a tecnologia será comercializada ou quanto custará.

[ Daily Mail ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência