TOP 9 coisas sobre seu corpo que você pensava que eram normais até dizerem o contrário

de Merelyn Cerqueira 0

Há certas coisas que ocorrem com nosso corpo para as quais não damos atenção, uma vez que nos acostumamos com sua presença. No entanto, elas de fato podem representar condições silenciosas, com algo muito além do “normal”. Dito isso, na lista abaixo você pode conferir (ou se identificar) com algumas delas.

 

1 – Ver azul ao invés de verde

9-coisas_2

Se você não consegue identificar a cor verde, há uma boa chance de que isso seja um sinal de daltonismo. Embora a condição não represente nada grave, ela se trata de um defeito genético que impede uma pessoa de distinguir certas cores.

 

2 – Ser capaz de deslocar os ombros

9-coisas_3

Se você não é um contorcionista treinado e ainda assim consegue deslocar os ombros, aqui vai uma recomendação médica: não o faça. Seja culpa da genética ou produto de qualquer esporte que você tenha praticado, especialistas afirmam que deslocar os ombros deliberadamente pode resultar em ferimentos.

 

3 – Zumbidos na cabeça/ouvidos

9-coisas_4

Primeiramente considere que ouvir zumbidos constantes não é algo normal e requer avaliação médica. Essa ocorrência, em especial, é chamada de tinnitus, e não está relacionada a qualquer problema psíquico. A causa mais comum é a exposição à ruídos constantes, que geralmente ocorrem em pessoas que trabalham em locais barulhentos.

 

4 – Mãos muito brancas ou azuladas no frio

9-coisas_5

Trata-se de uma condição chamada de Síndrome de Raynaud, uma condição que afeta o corpo, constringindo os vasos sanguíneos sob temperaturas frias. Como resposta, há uma descoloração dos dedos dos pés ou mãos, que podem ficar brancos ou azulados.

 

5 – Não sentir cheiros

9-coisas_6

A perda do olfato é conhecida como anosmia. Pode ocorrer de forma crônica ou temporária. Uma variação dessa doença é a anosmia específica, quando apenas alguns cheiros não podem ser sentidos. Ela pode ocorrer de forma viral ou ser resultante de uma lesão no nariz.

 

6 – Soltar gases o tempo todo

9-coisas_6

Isso não é normal, tampouco agradável – especialmente para as pessoas ao seu redor. Se você costuma soltar gases a cada 20 minutos, isso provavelmente pode significar uma distensão abdominal provocada pela produção e acumulação excessiva de gases no trato intestinal. Logo, é essencial procurar ajuda médica para cuidar do caso.

 

7 – Urinar sem intenção

Tem gente que simplesmente não consegue controlar a bexiga quando começa a dar risada. Isso pode ser resultado da chamada incontinência extrauretral, quando a perda urinária ocorre por fissuras além da uretra, por exemplo. Enquanto esse é um problema simples e que pode ser resolvido, há ainda os que urinam despropositadamente com maior frequência, e isso certamente é um sinal para buscar ajuda médica.

 

8 – Letras e rostos fora de foco  

Se você é incapaz de reconhecer pessoas, ver sinais de trânsito dentro do carro, ou sofre com visão embaçada, certamente chegou a hora de procurar um oftalmologista. Provavelmente, isso pode indicar miopia ou astigmatismo. Mas não se preocupe, ambos podem ser resolvidos pelo uso de um par de óculos ou lentes.

 

9 – Barriga barulhenta

9-coisas_8

Os sons da barriga são considerados normais, mas até certo ponto. Geralmente estão relacionados ao funcionamento dos intestinos, porém, quando acompanhados de dor, podem sinalizar alguma infecção, como doença de Crohn, diarreias, alergia a certos alimentos, sangramento gastrointestinal, enterite infecciosa e até mesmo colite ulcerativa. Logo, se você suspeita que os ruídos estão além do aceitável, não hesite em procurar ajuda médica.

[ Upsocl / Hear-It / Vascular Pro ] [ Fotos: Reprodução / Upscl ]

Jornal Ciência