TOP 8 sinais silenciosos que indicam a presença de parasitas em seu corpo

de Merelyn Cerqueira 0

Antes de diagnosticar um parasita, primeiramente é importante entender o que eles exatamente são. De acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, parasitas são organismos que vivem através de hospedeiros, obtendo sua comida às custas deste.

                                  

São conhecidas três classes de parasitas: os protozoários, que são organismos unicelulares e normalmente vivem nos intestinos, sangue ou tecido; os helmintos, que compõe vermes como tênias (conhecida popularmente como solitária) e lombrigas, por exemplo; e ectoparasitas, que correspondem ao grupo dos carrapatos, pulgas, piolhos e ácaros, que normalmente vivem sobre a pele de seus hospedeiros – além de outros aracnídeos – por exemplo o causador da sarna.

 

Os parasitas podem causar doenças e até mesmo provocar a morte se não forem propriamente tratados. No entanto, as infecções provocadas por eles normalmente são curadas com medicações específicas. Abaixo você confere uma lista de sinais silenciosos que o corpo dá ou comportamentos de risco que você teve que dão a possibilidade de existência de parasitas no copo e que lhe ajudarão a conseguir um diagnóstico e buscar ajuda médica:

 

1 – Você ingeriu ou nadou em águas questionáveis

Ingestão de água contaminada é uma das causas mais comuns de doenças parasitárias, de acordo com a Dra. Daliah Wachs, médica de Las Vegas (EUA).

 

2 – Você comeu alguma carne “diferente”

Se você tem tendência a consumir carnes raras, então corre sérios riscos de contrair uma infecção parasitária. Carnes bovinas ou suínas consumidas cruas ou malpassadas e até mesmo o peixe cru, podem provocar contaminação por tênias e lombrigas, dois tipos de parasitas que causam bloqueio intestinal e são mais comuns do que parece.

 

> TOP 10 terríveis parasitas que podem estar presentes em nossos alimentos

3 – Está perdendo peso muito rápido

São muitas as doenças que causam a perda rápida de peso, incluindo infecções parasitárias. A presença de tênias ou lombrigas podem provocar esse sintoma, uma vez que nosso organismo divide a comida com os parasitas. Esse emagrecimento, muitas vezes, vem acompanhado de perda de apetite e dores de estômago.

 

4 – Você tem um sistema imunológico comprometido  

Um sistema imunológico comprometido pode inibir a capacidade do corpo de combater um parasita. Pessoas com diabetes ou HIV, bem como as que passaram por transplantes e fazem uso de medicamentos imunossupressores, são as que correm maiores riscos.

 

5 – Você tem outros sintomas semelhantes ao da Síndrome do Intestino Irritável  

Alguns dos sintomas mais comuns associados a doenças parasitárias praticamente imitam a Síndrome do Intestino Irritável. São eles: dores abdominais, inchaço, diarreia, coceira anal, anemia e obstrução intestinal.

> Vídeo mostra terrível parasita de 15 cm retirado de olho de paciente

6 – Dificuldades para respirar

Os parasitas não atacam exclusivamente o intestino. Eles podem prosperar em outros lugares do corpo, como os pulmões, por exemplo. Quando isso acontece, a pessoa desenvolve sintomas respiratórios, incluindo tosse e falta de ar.

 

7 – Corrimento vaginal incomum

Para as mulheres, esse sintoma pode acontecer devido a presença de um protozoário chamado Trichomonas vaginalis, que corresponde a uma DST muito comum. Neste caso, o corrimento ganhará espessura fina ou grossa, será branco, amarelado ou levemente verde e terá odor semelhante ao de peixe. Outros sintomas incluirão coceira, vermelhidão, dor nos genitais, desconforto ao urinar e durante a prática sexual.

 

8 – Você pode não observar sintomas

Embora soe contraproducente, de fato, algumas pessoas não verificam sintomas durante uma infecção parasitária – mesmo quando já avançada. Neste caso, as menores suspeitas devem ser levadas a um médico para que este realize exames de sangue, fezes, raios-X ou colonoscopia, dependendo da desconfiança de infestação.

 

Doenças parasitárias podem causar desidratação ou ataque a outros órgãos do corpo, consequentemente levando à morte. Os tratamentos envolvem, além de antibióticos, medicamentos antiparasitários e fluídos para manter a hidratação.

LEIA MAIS!

> TOP 10 terríveis parasitas que podem estar presentes em nossos alimentos

> Vídeo mostra terrível parasita de 15 cm retirado de olho de paciente

[ Reader’s Digest ] [ Fotos: Reprodução / Reader’s Digest ]

deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!